Grupo faz um brinde. Crédito: Peopleimages/iStock
Fim de ano é sinônimo de festa e comemoração. E, para muitos brasileiros, isso significa tomar uma. Uma cerveja, um vinho, uma cachaça, um drink, uma vodca, enfim, são muitas as opções – e às vezes as pessoas exageram.
Leia mais
Fato é que, para a maioria das pessoas, uma noite de bebedeira pode se transformar num dia seguinte com várias idas ao banheiro.
E não sou eu quem está falando. São pesquisadores do National Center for Biotechnology Information, dos Estados Unidos, que conduziram um estudo com 507 estudantes universitários.
Esses alunos tiveram suas fezes coletadas e analisadas e o resultado foi que, sim, o consumo excessivo de álcool atrapalha o funcionamento do nosso sistema digestivo.
De acordo com o estudo, o álcool pode levar à redução da absorção de xilose (um tipo de açúcar).
Isso significa que é mais provável que a diarreia ocorra mais facilmente entre aqueles que também consomem muitos alimentos açucarados, como doces, refrigerantes e sucos de caixinha.
A pesquisa indicou ainda que o consumo frequente de bebidas também pode acentuar os episódios de diarreia. E que pacientes que possuem a chamada síndrome do intestino irritável terão o problema se ingerirem álcool.
A conclusão do artigo é a seguinte: se você sofre de alterações indesejadas no movimento intestinal após beber, a maneira mais eficaz de resolver isso é limitar a ingestão de álcool.
Outra dica importante: se você tem diarreia depois de beber, evite misturar álcool com bebidas com cafeína, que é conhecida por estimular as contrações do cólon.
E se você fica constipado após uma noitada, a orientação é beber muita água.
As informações são do site Medical Xpress.
Esta post foi modificado pela última vez em 2 de janeiro de 2024 11:52