Tesla domina mais de 80% do mercado de veículos elétricos na Noruega

Aumento da venda de elétricos da Tesla na Noruega foi registrada mesmo com os constantes conflitos com os sindicatos trabalhistas da região
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 03/01/2024 00h15
Tesla
Imagem: Kittyfly/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Mesmo com os constantes conflitos com os sindicatos trabalhistas da região, a Tesla aumentou o seu domínio sobre o mercado de veículos elétricos na Noruega. A empresa de Elon Musk liderou as vendas no país pelo terceiro ano consecutivo em 2023, ampliando a diferença sobre os rivais.

Leia mais

Crescimento da Tesla na Noruega

  • Segundo dados da Federação Rodoviária Norueguesa (OFV), os veículos elétricos da Tesla representaram 82,4% dos carros novos vendidos em 2023 no país.
  • Em 2022, o número ficou em 79,3%.
  • No total, quase cinco de cada seis elétricos novos vendidos na Noruega no ano passado eram movidos apenas a bateria.
  • A participação da Tesla no mercado geral também subiu: de 12,2% para 20%.
  • As informações são da Reuters.
Tesla
(Imagem: Sheila Fitzgerald / Shutterstock)

Problemas com sindicatos

Buscando se tornar a primeira nação a acabar com a venda de carros a gasolina e diesel até 2025, a Noruega, produtora de petróleo, isenta os veículos totalmente elétricos de muitos impostos que recaem aos rivais com motor de combustão interna, embora algumas taxas tenham sido introduzidas em 2023.

Apesar dessa “vantagem”, a Tesla enfrenta uma reação dos sindicatos e fundos de pensão na região nórdica. A montadora se recusa a aceitar uma demanda dos mecânicos suecos por direitos de negociação coletiva que abrangem salários e outras condições.

Como resultado, estivadores, motoristas de caminhão, funcionários dos correios, eletricistas, faxineiros e outros profissionais suecos se recusam a prestar serviços à empresa de Elon Musk e ganharam o apoio dos sindicatos de Noruega, Dinamarca e Finlândia, que ajudam a bloquear as importações de carros da Tesla para a Suécia (saiba mais sobre o assunto clicando aqui).

Ainda assim, não há sinais de que o conflito esteja prejudicando as vendas da Tesla na Noruega, disse Christina Bu, diretora da associação norueguesa de veículos elétricos.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.