As distopias representam lugares, épocas, sociedades e cenários imaginários nos quais as pessoas vivem em condições de opressão, desespero e privação de direitos. A palavra significa literalmente “lugar ruim” e é a antítese de utopia.

A utopia como gênero e cenário para histórias se popularizou na literatura, principalmente em livros como “1984” e “O Admirável Mundo Novo”, ambos de Aldous Huxley. Podemos encontrar também narrativas e cenários distópicos em histórias em quadrinhos, animações, séries de TV, videogames e no cinema.

Na sétima arte, muitos filmes com ambientes distópicos fizeram sucesso de crítica e público, tornando-se grandes marcas e clássicos do cinema. Aqui, separamos os 10 melhores filmes distópicos. Acompanhe!

Matrix (1999)

(Imagem: Divulgação/Warner Bros.)

Um clássico moderno dos gêneros de ficção científica e ação, “Matrix” é uma saga de criação das irmãs Lily e Lana Wachowski, que contêm 4 filmes, animes, games e outras entradas multimídias.

publicidade

A trama apresenta um cenário em que as máquinas dominaram o planeta, controlando a realidade da humanidade, que vive em uma simulação. Apenas alguns humanos percebem essa dominação, vivendo em pequenas colônias e aguardando a chegada do Escolhido, aquele capaz de salvar a humanidade.

Onde assistir: disponível para assinantes do HBO Max.

Leia mais:

Blade Runner (1982)

blade runner 2099
Divulgação/Warner Bros.

Com direção de Ridley Scott, essa é uma adaptação do livro “Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?” de Philip K. Dick.  Blade Runner segue Deckard (Harrison Ford), um caçador de androides que rastreia um grupo de replicantes que fugiram de uma colônia após provocar um motim. 

A trama explora questões de identidade em um futuro onde humanos e replicantes (androides) coexistem, mas não harmoniosamente.

Onde assistir: Disponível para assinantes do HBO Max.

Snowpiercer (2013)

Snowpiercer (2013)/ Crédito: CJ Entertainment (South Korea) .The Weinstein Company(divulgação)

Filme com direção do vencedor do Oscar Bong Joon-ho, “Snowpiercer” é uma adaptação de uma graphic novel francesa. A história se passa em um mundo congelado, onde os últimos sobreviventes humanos estão a bordo de um trem em movimento eterno. Os pobres vivem em condições terríveis, enquanto os ricos desfrutam de abundância e ótimas instalações. 

O filme aborda temas de desigualdade social e injustiça, combinando ação, drama e efeitos especiais, com um elenco que inclui Chris Evans, Tilda Swinton, Ed Harris e o ator coreano Song Kang-ho.

Onde assistir: disponível para assinantes do Globoplay e Looke.

Akira (1988)

Akira (1988) / Crédito: TMS Entertainment (divulgação)

Clássico filme de animação japonês dirigido por Katsuhiro Otomo, o próprio criador da série em mangá. “Akira” se desenrola em uma Tóquio pós-apocalíptica.

A história segue os membros de uma gangue de motoqueiros, com foco em Kaneda, o líder do grupo e Tetsuo. Em um dia crucial, Tetsuo encontra uma criança com poderes especiais, fugindo de um hospital. Nesse encontro, Tetsuo é ferido e capturado pelo exército. A partir desse momento, Tetsuo também começa a manifestar habilidades misteriosas.

A animação trabalha fortemente questões éticas sobre o uso da tecnologia.

Onde assistir: disponível para locação e compra no Google Play e para compra na Apple TV.

Filhos da Esperança (2006) 

Children of Men (2006)/ Crédito: Universal Pictures (divulgação)

Com direção de Alfonso Cuarón, o filme se passa em um futuro onde a humanidade enfrenta a extinção devido à infertilidade. 

Na trama, um homem (Clive Owen) é encarregado de proteger a última mulher grávida, a única esperança para a sobrevivência da espécie.

O filme é uma adaptação do livro de P. D. James, e explora temas como infertilidade, desespero social, imigração e totalitarismo.

Onde assistir: disponível para locação e compra no Amazon Prime Video e disponível para compra na Apple TV.

Brazil – O Filme (1985)

Brazil (1985) / Crédito: 20th Century Fox (divulgação)

Com direção de Terry Gilliam, é uma sátira distópica que critica a burocracia, o controle estatal e a perda de privacidade.

Em um estado totalitário, dominado pela burocracia e computadores, Sam Lowry (Jonathan Pryce), um homem alienado que trabalha em uma repartição pública, se envolve em uma conspiração ao se apaixonar por Jill Layton (Kim Greist), uma ativista considerada terrorista pelas autoridades.

Onde assistir: disponível para assinantes da HBO Max e Star+.

Jogos Vorazes (2012) 

Melhores filmes HBO Max
Filme Jogos Vorazes Imagem: Divulgação / HBO Max

Baseado nos livros de Suzanne Collins, “Jogos Vorazes” se desenrola em um futuro sombrio no qual jovens de 12 a 18 anos são escolhidos para lutar até a morte em um evento televisivo macabro.

Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) se voluntaria para substituir sua irmã mais nova nos Jogos Vorazes. Ao lado de seu amigo Peeta Mellark (Josh Hutcherson), eles enfrentam não apenas os adversários dos jogos, mas também desafiam o sistema dominante.

“Jogos Vorazes” apresenta cenas de ação e impressionantes efeitos especiais, além de gerar mais quatro filmes, entre continuações e spin-offs.

Onde assistir: disponível para assinantes da HBO Max, Star+ e Amazon Prime Video.

Mad Max – Estrada da Fúria (2015)

Carros de Mad Max Estrada da Fúria
Imagem: Warner Bros./Divulgação

Esta é a quarta entrada na série “Mad Max”, criação do diretor George Miller e pode ser assistida de maneira independente. 

Em um mundo pós-apocalíptico onde a água é escassa e os desertos dominam a paisagem, o filme segue Max Rockatansky (Tom Hardy). Ele se une a um grupo de rebeldes liderados por Furiosa (Charlize Theron) enquanto atravessam a Wasteland. O grupo está em fuga de uma cidade comandada por Immortan Joe (Hugh Keays-Byrne), que reúne seu exército em busca de recuperar algo que lhe foi roubado.

O filme aborda temas como escassez de recursos, poder opressivo e destruição causada pela guerra, com muita ação.

Onde assistir: disponível para assinantes da HBO Max.

Laranja Mecânica (1971)

“Laranja Mecânica” (“A Clockwork Orange”, 1971) / Crédito: Warner Bros. Pictures (divulgação)

Clássico filme com direção de Stanley Kubrick. O longa é uma adaptação do livro de Anthony Burgess que retrata um futuro distópico caracterizado pela violência extrema. O enredo se concentra na reabilitação de delinquentes por meio de métodos controversos.

Na trama, somos apresentados a Alex (Malcolm McDowell), um jovem violento e líder de uma gangue de delinquentes envolvidos em atos de assassinato, roubo e estupro. Após cometer atos terríveis, Alex é preso. Como alternativa para reduzir sua pena, Alex recebe a opção de participar de um programa de reeducação e acaba virando a cobaia de experimentos destinados a conter os impulsos destrutivos do ser humano.

Onde assistir: disponível para assinantes da HBO Max.

Maze Runner (2014)

Maze Runner (2014) / Crédito: Temple Hill Entertainment (divulgação)

Adaptação dos livros de James Dashner, “Maze Runner” apresenta um futuro distópico no qual um grupo de jovens se encontra aprisionado em um labirinto misterioso, sem memória de como chegaram lá.

Na trama, Thomas (Dylan O’Brien) desperta sem memória em uma pequena colônia com outros jovens. Para escaparem desse cenário enigmático, precisam desvendar os enigmas de um labirinto perigoso.

A saga se estende por mais dois filmes, repletos de ficção científica e ação, explorando temas como sobrevivência e a luta contra um sistema autoritário.

Onde assistir: disponível para assinantes da HBO Max.