Um estudante chinês de 17 anos foi encontrado após uma semana desaparecido em Utah, nos Estados Unidos. De acordo com a polícia, ele foi vítima de um esquema de “sequestro cibernético” e, provavelmente, se manteve isolado após ameaças de criminosos.

Leia mais

publicidade

Jovem se manteve isolado após ameaças

  • Kai Zhuang vive em Riverdale e foi encontrado “vivo, mas muito assustado” no último domingo dentro de uma tenda em montanhas remotas perto de Brigham City.
  • Segundo a polícia, estudantes de intercâmbio, particularmente da China, são frequentemente alvos de casos de sequestro virtual.
  • As vítimas muitas vezes são obrigadas a ficar isoladas por medo de que suas famílias sejam prejudicadas se não cumprirem com as exigências dos sequestradores cibernéticos.
  • As informações são do The Washington Post.

Como funciona o esquema de “sequestro cibernético”

De acordo com o FBI, embora o crime possa assumir inúmeras formas, é “sempre um esquema de extorsão” em que as famílias são induzidas a acreditar que um ente querido foi sequestrado e são coagidas a pagar um resgate. No entanto, a pessoa dada como desaparecida não está realmente nas mãos dos criminosos.

As famílias costumam receber gravações de voz e fotos na tentativa de convencê-las de que o crime está ocorrendo, disse o comunicado da polícia de Riverdale. A orientação das autoridades é que a polícia seja acionada imediatamente e que nenhum dinheiro seja enviado.

publicidade

Não foi o que aconteceu neste caso. Os parentes de Kai na China disseram que receberam “ameaças contínuas” e acabaram transferindo cerca de US$ 80 mil, quase R$ 400 mil, para os criminosos.

A polícia de Riverdale trabalhou com o FBI, a embaixada dos EUA em Pequim e autoridades chinesas para localizar o estudante. A preocupação é que ele “congelasse até a morte” em meio a temperaturas extremamente baixas, que podem chegar a -12ºC nesta época do ano. Os policiais usaram drones para vasculhar a floresta e caminharam para chegar à área isolada onde o jovem acabou sendo encontrado acampando sozinho.

publicidade

Após o resgate, a embaixada chinesa em Washington disse que Kai “agora está em boas condições” e alertou os cidadãos chineses nos Estados Unidos, especialmente estudantes, “para aumentar a conscientização sobre segurança, tomar as precauções necessárias e permanecer vigilantes contra ‘sequestro virtual’ e outras formas de fraude online e de telecomunicações”.