Vários estados do país entraram em alerta laranja para tempestades e fortes rajadas de vento nesta quinta-feira, 4 de janeiro, informou o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Locais atingidos pela chuva 

Segundo a previsão, entre o fim do dia e no decorrer desta sexta-feira (5) os seguintes estados e regiões serão atingidos por fortes chuvas: Espírito Santo a Rondônia; áreas do Amazonas; Acre; Pará; Tocantins; Bahia; Rio de Janeiro; Minas Gerais; Goiás; Mato Grosso e Distrito Federal. 

As tempestades em parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste e sul da Bahia devem persistir até domingo, 7 de janeiro. 

Faixa em laranja indica os locais que serão mais atingidos pela chuva. Imagem: Reprodução/Inmet

Leia mais:

publicidade

Há risco de alagamentos, interrupção no fornecimento de energia e queda de árvores, acrescenta o alerta emitido pelo Inmet. A projeção é de chuvas entre 50 a 100 milímetros, bem como rajadas de ventos de 60 a 100 km/h.

Outros locais terão pancadas isoladas. É o caso de São Paulo. Enquanto no Rio Grande do Sul e Santa Catarina a chuva está prevista para atingir o litoral.

Influência de fenômeno climático

  • As chuvas persistentes são fruto da atuação da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul).
  • O sistema surge do encontro de ventos úmidos vindos do Atlântico, com frente fria e ventos da bacia amazônica. 
  • Seu corredor de nuvens corta o Brasil desde a Amazônia, zona Central até o Sudeste, causando justamente dias seguidos de muita chuva, tempo fechado e menos calor, além de mais riscos de alagamento e deslizamentos de terra.

O clima em janeiro

O Inmet já havia divulgado no fim de dezembro as projeções climáticas para o mês de janeiro. A tendência é de chuva e temperaturas acima da média. Saiba mais sobre o que esperar do clima no primeiro mês do ano aqui.