Em termos de tecnologia, 2023 pode ser considerado um ano de avanço alucinante da inteligência artificial. Tanto que virou tema da nossa retrospectiva aqui no Olhar Digital.

A IA generativa provocou muito debate em torno de seu uso em imagens, textos e vídeos, mas, em breve, poderá afetar também a indústria dos games. Isso se depender da gigante Square Enix.

publicidade

Leia mais

Para quem não conhece, a empresa japonesa é a responsável por inúmeras franquias de sucesso, sempre no campo dos RPGs: Final Fantasy, Dragon Quest, Kingdom Hearts, Star Ocean, SaGa, Nier, entre muitas outras.

publicidade

Na tradicional Carta de Ano Novo, o CEO da companhia, Takashi Kiryu, disse que planeja “aplicar agressivamente” IA e outras tecnologias de ponta em 2024 para “criar novas formas de conteúdo”.

“Planejamos ser agressivos na aplicação de IAs e outras tecnologias de ponta tanto na parte de desenvolvimento de conteúdo quanto nas funções como publicadora. No curto prazo, nosso objetivo é aumentar a produtividade de desenvolvimento e alcançar um nível mais sofisticado em nossos esforços de marketing. Já a longo prazo, esperamos aproveitar essas tecnologias para criar novas formas de conteúdo para os consumidores, pois acreditamos que as inovações tecnológicas representam oportunidades de negócios.”

publicidade

O que isso pode representar?

  • Ainda não está claro quais projetos da Square Enix farão uso dessa IA agressiva nem dá para saber o que o presidente da companhia quis dizer com isso.
  • O que sabemos é que um dos grandes lançamentos da Square em 2024, Final Fantasy 7 Rebirth, já utilizou uma ferramenta moderna que ajuda nas animações faciais e na sincronia labial dos personagens.
  • Além disso, a Square Enix também estaria planejando ampliar o uso de AR e VR, trazendo “novas formas de conteúdo que fundem o mundo real e os mundos virtuais”.
  • AR é Realidade Aumentada, amplamente utilizada no sistema de capturas de Pokémon GO, por exemplo.
  • Já VR é Realidade Virtual – talvez desenvolvendo games que precisem de óculos para serem jogados.

Lançamentos da Square Enix em 2024

Com ou sem IA agressiva, a próxima safra de jogos da empresa é excelente. O ano de 2024 deve ficar marcado na história de muitos fãs de RPG.

Para começar, tem Final Fantasy VII Rebirth, a sequência do Remake (2020) e que vai entregar um mundo aberto gigantesco para os jogadores. Será exclusivo para PlayStation 5 e a previsão é que saia em 29 de fevereiro.

publicidade

Parece que eu estou animado? Sim, estou! Deem uma olhada nesse belíssimo trailer do jogo.

Não é lindo? É pros fãs da franquia assistirem de pé!

Voltando… A empresa também vai lançar em 2024 o segundo DLC de Final Fantasy XVI, Final Fantasy 14: Dawntrail, Foamstars, SaGa: Emerald Beyond e Visions of Mana.

Tem ainda aqueles em fase final de desenvolvimento, sem data de lançamento, mas que podem pintar no fim deste ano. E a lista é generosa também: Dragon Quest III HD-2D Remake, Dragon Quest XII e Kingdom Hearts 4.

As informações são do site Engadget.