Entre 30 minutos e duas horas. Esse é, em média, o tempo que o monóxido de carbono leva para te matar. Natalie Nasatka, estudante de Delaware (EUA), e seu gato quase entraram para a estatística de vítimas fatais do gás. Por sorte, ela usava um Apple Watch.

Para quem tem pressa:

  • Natalie Nasatka, uma estudante de Delaware (EUA), e seu gato enfrentaram um episódio de intoxicação por monóxido de carbono em seu apartamento – e ela conseguiu salvar suas vidas usando o botão SOS do Apple Watch;
  • O smartwatch da Apple possui um botão que, quando ativado, liga para os serviços de emergência locais e compartilha a localização do usuário. Alguns modelos são capazes de fazer chamadas automáticas ao detectarem quedas e acidentes de carro.
  • O monóxido de carbono é um gás letal que pode matar alguém após, em média, de 30 minutos a duas horas de exposição. É incolor, inodoro e insípido, o que faz dele um assassino silencioso;
  • A exposição a níveis elevados de monóxido de carbono pode causar danos irreversíveis e ser especialmente perigosa para idosos, crianças e pessoas com problemas de saúde.

Natalie enfrentou um episódio de intoxicação por monóxido de carbono no seu apartamento, na vila de Smyrna. Ela contou à CBS que, antes de desmaiar, apertou o botão de SOS do smartwatch da Apple, que ligou para o 911 (o 193 de lá).

publicidade

Leia mais:

Eu estava me sentindo extremamente exausta. Minha visão estava ficando embaçada. Quando ouvi os bombeiros gritarem e [senti] me arrancarem da cama, apenas comecei a chorar e dizer ‘eu quero viver’.

Natalie Nasatka, estudante de Delaware, em entrevista à CBS

O gatinho de Natalie sobreviveu porque os bombeiros chegaram rápido e abriram uma janela ao entrarem no apartamento. Segundo as medições deles, o local concentrava 80 partes por milhão (ppm) de monóxido de carbono – um número altíssimo.

Natalie acha que o vazamento do gás veio de um aquecedor defeituoso. Esta é uma das principais causas de intoxicação por monóxido de carbono – gás incolor, inodoro e insípido – durante o inverno nos EUA, segundo a CBS.

A exposição ao monóxido de carbono pode causar danos irreversíveis ao sistema nervoso central, mesmo em concentrações baixas. Além disso, idosos, crianças e pessoas com problemas de saúde (doenças cardíacas ou pulmonares, por exemplo) são mais vulneráveis aos efeitos do gás.

Botão SOS do Apple Watch

Montagem com destaque ao botão SOS do Apple Watch
(Imagem: Apple)

Ao acionar o botão SOS, o smartwatch da Apple liga para os serviços de emergência locais e compartilha sua localização com eles. Alguns modelos fazem chamadas automáticas ao detectarem quedas e acidentes de carro (confira a lista no final).

Para acionar o recurso de emergência do Apple Watch, basta apertar e segurar o botão lateral, abaixo da “coroa”. Depois, você pode deslizar o botão “Ligação de Emergência” ou continuar apertando o botão. Após a contagem regressiva, o smartwatch liga para o número de emergência.

“Ligação de Emergência” em caso de quedas:

  • Apple Watch Series 4 (ou mais recente);
  • Apple Watch SE (ou mais recente);
  • Apple Watch Ultra (ou mais recente);

“Ligação de Emergência” e envio de mensagens para contatos de emergência em caso de acidentes de carro:

  • Apple Watch Series 8 (ou mais recente);
  • Apple Watch SE (segunda geração);
  • Apple Watch Ultra (ou mais recente).