A Intel anunciou, na quarta-feira (3), o lançamento de uma nova empresa de software focada em inteligência artificial (IA). Segundo informações da Reuters, a companhia não divulgou o valor do investimento, mas receberá apoio da gestora de ativos DigitalBridge e outros acionistas. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • Nomeada como Articul8 AI, a nova empresa terá um conselho de administração independente e a fabricante de chips permanecerá no negócio de forma acionista; 
  • A entidade é resultado do trabalho em tecnologia corporativa de IA que a Intel realizou no Data center do Boston Consulting Group (BCG); 
  • Arun Subramaniyan, ex-vice-presidente e gerente geral do Data center e grupo de IA da Intel, será o chefe da Articul8 AI; 
  • A Intel possui um sistema generativo de IA que pode ler textos e imagens usando uma combinação de tecnologia de código aberto desenvolvida internamente — a tecnologia foi melhorada para rodar nos data centers do BCG a fim de resolver preocupações de privacidade e segurança da empresa de consultoria. 

Leia mais! 

De acordo com Subramaniyan, após trabalho com o BCG, muitos clientes em potencial demonstraram interesse sobre entregar seus dados a grandes empresas de computação em nuvem para trabalho de IA. Neste cenário, e com o boom da IA no mercado em 2023, a Intel decidiu então centralizar seus negócios no que diz respeito a tecnologia emergente. 

publicidade

Estamos realmente tentando resolver a maior lacuna na IA generativa hoje, que é que construir uma prova de conceito é fácil, mas colocar as coisas em produção e fazê-lo com segurança e de maneira sustentável é realmente o que está faltando. 

Arun Subramaniyan, presidente da Articul8 AI, à Reuters. 

A decisão da Intel de criar a Articul8 é a mais recente medida para buscar capital externo para unidades de negócios. Além da DigitalBridge, estão envolvidos financeiramente no projeto a Fin Capital, Mindset Ventures, Communitas Capital, GiantLeap Capital, GS Futures e Zain Group.