A Intel revelou nesta semana sua nova geração de CPUs durante o evento AI Everywhere. Os processadores Intel Core Ultra, de codinome “Meteor Lake”, substituirão os modelos Core “i” e irão equipar mais de 200 dos primeiros PCs com inteligência artificial integrada no hardware.

Como explica a empresa em comunicado, os PCs de IA serão fabricados em conjunto com os parceiros: Acer, ASUS, Dell, Dynabook, Gigabyte, Google Chromebook, HP, Lenovo, LG, Microsoft Surface, MSI e Samsung.

Leia mais:

Essas máquinas serão acelerados pela inteligência artificial, que estará espalhada desde a unidade de processamento neural (CPU), até a unidade de processamento gráfico (GPU) e neural (NPU).

publicidade

A Intel já trabalha com mais de 100 fornecedores de softwares e 300 recursos acelerados por IA que serão otimizados exclusivamente para os processadores Core Ultra. Segundo a empresa, isso representa “três vezes mais aplicativos e estruturas de IA do que qualquer concorrente”.

O lançamento do Intel Core Ultra representa a escala e a velocidade incomparáveis ​​com que a Intel está habilitando IA no PC. Até 2028, os PCs com IA representarão 80% do mercado de PCs[2] e, junto com nosso vasto ecossistema de parceiros de hardware e software, a Intel está melhor posicionada para oferecer esta próxima geração de computação.

Michelle Johnston Holthaus, vice-presidente executiva da Intel.

Características do Core Ultra

A Intel revelou as especificações de sua nova família de processadores topo de linha, divididos em Intel Core Ultra 5, Core Ultra 7 e Core Ultra 9. Confira:

  • Até 16 núcleos e 22 threads, que terão mais eficiência a partir da tecnologia Intel Thread Director;
  • Frequência máxima de até 5,1 gigahertz (GHz);
  • 64 GB de capacidade de memória DDR5;
  • Velocidade de conexão de 40 gigabits por segundo (Gbps) via portas de entrada Thunderbolt 4;
  • Recursos sem fio, como Intel Wi-Fi 6E (Gig+), Intel® Wi-Fi 7 discreto (5 Gig).

Aumento de desempenho gráfico

  • A nova geração de processadores integrados com IA da Intel terá o processamento gráfico da tecnologia Intel Arc.
  • O hardware também conta com a tecnologia de upscaling de jogos Xe Super Sampling, que é aprimorada por IA e permite um alto desempenho em jogos e alta fidelidade das imagens em movimento.
  • Também haverá suporte para a plataforma DirectX12 e demais recursos gráficos modernos, como ray tracing (acelerado por hardware), mesh shading e mais.

Com essas características, a empresa promete o dobro de desempenho gráfico em relação à décima quarta geração de processadores da marca.