Para os nostálgicos, a Clicks, empresa com sede no Reino Unido, está lançando uma capinha (também chamadas cases) um tanto quanto interessante. Conforme divulgado pelo Engadget, o produto adiciona teclas físicas ao iPhone da Apple, aumentando o tamanho do dispositivo e praticamente o transformando em um Blackberry, linha de smartphones popular nos anos 2000. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • A case oferece ao iPhone uma experiência de digitação mais tátil; 
  • Ela se conecta ao celular via porta Lighting ou USB-C, dependendo do modelo que você possui (não há conexão Bluetooth, ao menos por ora); 
  • O teclado fica na parte inferior do telefone, não prejudicando a visibilidade da tela e nem as outras funções da carcaça, como lanterna e câmera; 
  • Contudo, para quem não gosta dos atuais telefones enormes, a adição da capinha aumenta ainda mais o tamanho do iPhone — isso devido não cobrir nenhuma parte da tela; 
  • O novo produto será lançado oficialmente pela Clicks durante a CES 2024, maior evento de tecnologia do mundo que acontece do dia 9 a 12 de janeiro. 

Leia mais! 

Trabalhamos em todas as decisões, desde a sensação exata dos botões até o layout do teclado, garantindo que fosse intuitivo para os usuários do iPhone. 

Kevin Michaluk , cofundador da Clicks, em comunicado. 

Apesar da novidade possivelmente alegrar quem sente falta dos teclados, para quem viveu a era Blackberry e posteriores lembra a dificuldade de escrever textos a partir das teclas pequenas. Assim, quem possui mãos grandes, unhas enormes (como o atual hype dos alongamentos em gel) ou zero paciência para o estilo mais manual, pode encarar o item como desnecessário. 

publicidade

Vale pontuar, contudo, que embora a case da Clicks seja uma inovação curiosa, os teclados físicos para celulares não é um conceito novo. Há muitos produtos no mercado para quem prefere a experiência física, e não via touch. 

A Clicks foi fundada por Michael Fisher (Mr. Mobile) e Kevin Michaluk, escritor do livro “CrackBerry: True Tales of BlackBerry Use and Abuse”. Segundo a empresa, a case já está disponível para compra no site da companhia, mas as entregas começarão apenas em 1° de fevereiro. 

publicidade

O BlackBerry foi uma linha de smartphones e tablets criada pela empresa canadense de mesmo nome (antiga Research in Motion). Os aparelhos, conhecidos pelo foco no ramo corporativo, eram famosos nos anos 2000, mas perderam a liderança com a chegada da Apple, que tomou o espaço no mercado de aparelhos móveis.  

A produção dos celulares da Blackberry foi encerrada em 2016, com a empresa focando apenas no desenvolvimento de softwares.