A alemã Zeiss estará presente na CES 2024 para apresentar sua tecnologia “Multifuncional Smart Glass”. O conceito futurista permite usar qualquer superfície transparente como tela e pode ser aplicada em painéis de vidro de veículos, casas inteligentes e muito mais.

Como funciona a tecnologia

  • A tecnologia é construída em torno de uma fina película de polímero que pode “transformar qualquer superfície de vidro (janelas de edifícios e de veículos) em uma tela”. 
  • A empresa afirma que o filme oferece mais de 92% de transparência, apresenta “óptica de ultra precisão” e combina funcionalidade de projeção, detecção, iluminação e filtragem.
  • Além de colocar informações importantes no vidro do carro, o Smart Glass pode estender a exibição de conteúdo (incluindo vídeos) às janelas laterais e traseiras.
  • Outros recursos como escurecer o vidro da janela, ou tornar “texto e imagens visíveis apenas de dentro ou de fora” também estão nos planos da Zeiss.
A Zeiss também planeja levar a novidade para o mercado automotivo, já que também pode mostrar dados importantes ao motorista direto no para-brisa do veículo. Imagem: Divulgação

Leia mais:

Uma aplicação ainda mais interessante é a ‘holocam’, que elimina a necessidade de furos ou entalhes para acomodar um sensor de câmera. Isso significa que uma câmera pode ser instalada até no meio de uma tela comum com “efeito mínimo no brilho da reprodução da imagem”, destaca a empresa.

Por fim, outras possibilidades incluem interruptores flutuantes controlados por gestos ou comandos de voz para ativar elementos de controle holográfico em uma superfície plana, veículo ou casa inteligente.

publicidade
Os vidros das janelas também poderiam servir como sistema de iluminação ambiente ajustável. Imagem: Divulgação

No entanto, a companhia deixou claro que não planeja lançar produtos prontos, mas apenas fornecer a tecnologia para outras empresas “que desejam aprimorar seus produtos” ou oferecer novas funções.

Mais detalhes serão apresentados no estande da empresa no Las Vegas Convention Center West Hall na CES 2024, que abre suas portas ao público no dia 9 de janeiro, próxima terça-feira. O Olhar Digital estará por lá. Acompanhe a nossa cobertura completa aqui.