Mensagem é enviada ao espaço para atrair “turistas extraterrestres”

Uma agência de turismo da cidade de Lexington, nos EUA, enviou uma mensagem em direção ao sistema TRAPPIST-1 para buscar vida no espaço
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 08/01/2024 18h29, atualizada em 10/01/2024 21h36
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O turismo é importante para qualquer cidade. Mas Lexington, no Kentucky, talvez tenha levado a questão mais a sério do que qualquer outra. A agência de turismo VisitLEX enviou uma mensagem via laser ao espaço com o objetivo de atrair turistas de outros planetas.

Leia mais

Mensagem para os extraterrestres

  • Na véspera do Natal, a agência de turismo apontou um poderoso feixe de laser para o sistema TRAPPIST-1, na direção de Aquarius.
  • O pulso do laser se converteu em uma imagem que inclui alguns números primos.
  • Também estão incluídas imagens da tabela periódica com os elementos mais essenciais para a vida na Terra marcados.
  • A imagem se assemelha a uma enviada pelo Telescópio de Arecibo em 1974, que teve como destino o aglomerado globular M13. 
  • No entanto, ela tinha como objetivo apenas provar do que a humanidade era capaz, e não convidar extraterrestres para passar uma temporada por aqui.
  • As informações são da IFLScience.
Mensagem enviada ao espaço (Imagem: reprodução/VisitLEX)

Lexington e o turismo espacial

A cidade de Lexington é conhecida como a “Capital Mundial do Cavalo”. Casa da Universidade de Kentucky, ela está tentando ampliar sua fama, apresentando o Living Arts and Science Center e o museu infantil Explorium.

Uma pequena multidão acompanhou o envio da mensagem ao espaço. A agência de turismo VisitLEX obteve a aprovação da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) para colocar em prática o seu plano.

“Lexington seria um ótimo lugar para fazer o primeiro contato. Você pode pousar sua espaçonave aqui. Você pode ver o Bluegrass. Você pode até ser capaz de montar um cavalo, dependendo de quão grande você é”, afirmou a empresa.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.