A Nvidia, fabricante norte-americana de chips, planeja iniciar a produção em massa de um dos seus chips de inteligência artificial (IA) focado na China, o H20, a partir do segundo semestre de 2024, conforme divulgou a Reuters. O lançamento, que envolve três processadores diferentes, faz parte do plano da empresa para cumprir as regras de exportação dos EUA. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • O H20 é o mais poderoso dos três chips focados na China que a Nvidia desenvolveu para atender às restrições de exportações anunciadas em outubro; 
  • O lançamento foi originalmente programado para novembro passado, mas o plano foi adiado; 
  • Fontes disseram à Reuters que o volume de produção inicial será limitado, com foco apenas em grandes empresas chinesas; 
  • Além do H20, a companhia também irá lançar o L20 e o L2. A fabricante ainda não anunciou oficialmente a venda de nenhum dos três; 
  • A Nvidia não quis se manifestar, assim, não confirmou a previsão de produção. 

Leia mais! 

O que está acontecendo? 

publicidade

Após os EUA aplicar restrições de exportações para a China, o governo americano e a Nvidia entraram em um acordo sobre as vendas de chips para o país, já que a fabricante possui mais de 90% do mercado chinês de chips de IA. Sua atuação justifica o empenho em atender a demanda do país já que, com as restrições, empresas nacionais, como a Huawei, terão mais oportunidades para ganhar espaço.   

Apesar disso, empresas chinesas estão relutantes em comprar o H20, já que essa não é a primeira vez que a Nvidia tenta contornar as restrições — o A800 e H800 foram introduzidos como alternativas para clientes chineses em novembro de 2022. Pouco depois, no entanto, os EUA estreitaram ainda mais as medidas, banindo os chips. Com isso, muitas empresas estão optando por processadores nacionais. 

publicidade

Segundo a secretária de Comércio dos EUA, Gina Raimondo, a Nvidia “pode e deve vender chips de IA para a China porque a maioria dos chips de IA será para aplicações comerciais”, mas autorização não inclui os semicondutores mais avançados — o H20, L20 e L2 incluem a maioria dos mais novos recursos da Nvidia para trabalho de IA, mas com poder de computação reduzido para cumprir as regras. 

Recentemente, a Nvidia lançou também uma versão modificada de um chip avançado focado em jogos especialmente para a China. Segundo a empresa à Reuters, no caso deste semicondutor, ele estará disponível para o país já este mês.