Você já deve ter se deparado com enormes nuvens de chuva e o solo totalmente seco. E isso não quer dizer que não tenha chovido. Muito provavelmente você presenciou o que os meteorologistas chamam de chuva “fantasma”, quando ela cai, mas evapora antes de chegar ao chão.

Leia mais

Fenômeno acontece quando o ar está seco

  • Oficialmente, este fenômeno é chamado de virga, mas é mais conhecido como chuva invisível ou chuva fantasma.
  • De acordo com meteorologistas, ela é mais comum onde o ar está mais seco.
  • A chuva de fato acontece, mas não consegue atingir o chão.
  • As informações são da IFLScience.

A chuva “fantasma”

As nuvens de chuva fantasma são exatamente as mesmas das precipitações normais. A diferença acontece quando as gotículas encontram uma camada de ar seco ou quente em sua jornada para o solo. Quando essas condições são verificadas, as gotas de chuva evaporam à medida que passam, interrompendo a formação de chuvas regulares.

Elas geralmente descem verticalmente sob a nuvem, mas podem se prender quase horizontalmente em suas extremidades. Isso pode ser resultado de ventos fortes, mas normalmente ocorre quando as gotículas começam a vaporizar mais perto da superfície da Terra, fazendo com que a velocidade de queda das partículas diminua à medida que viajam.

publicidade

Já quando a virga ocorre em nuvens de nível médio ou alto, as gotículas consistem em cristais de gelo e parecem pálidas, enquanto a de baixo nível é composta de gotículas de água e pode aparecer de cor cinza. Buracos de raia de queda são uma formação distinta de virga que pode se formar como resultado da passagem de aeronaves através da cobertura de nuvens de nível médio.

As formações desse tipo de chuvas podem ser bastante prejudiciais para aeronaves próximas devido à formação de microexplosões. À medida que as gotículas evaporam mais perto da superfície da Terra, elas resfriam o ar ao seu redor, fazendo com que o ar frio acima afunde repentinamente. Essas microexplosões podem causar turbulência moderada a severa para aeronaves que viajam pelo sistema meteorológico.

Comumente se formando em desertos ou em grandes altitudes, virga pode ocorrer em cirrocumulus, altocumulus, altostratus, nimbostratus, cumulonimbus, cumulus e nuvens stratocumulus.