O Vision Pro será um headset de realidade virtual (VR) e aumentada (AR). Mas a Apple não quer que desenvolvedores usem esses termos ao criarem apps para visionOS, o sistema operacional do aparelho. O termo “certo” será: aplicativos de computação espacial.

Para quem tem pressa:

  • A Apple orienta os desenvolvedores a referirem-se aos aplicativos para o headset Vision Pro como “aplicativos de computação espacial”, evitando termos como realidade aumentada (AR), realidade virtual (VR), realidade estendida (XR) ou realidade mista (MR);
  • Na página de desenvolvedores, a Apple também estabelece diretrizes sobre a nomenclatura do produto, exigindo que “Apple Vision Pro” seja escrito com três palavras em maiúsculas e “visionOS” com “v” minúsculo, mesmo no início de frases;
  • A mudança para o termo “computação espacial” pode ser uma estratégia da Apple para diferenciar seus aplicativos dos disponíveis para outros headsets de AR e VR, evitando confusão entre consumidores.

A ressalva estranha aparece na página da Apple para desenvolvedores. O texto traz diretrizes para profissionais que planejam lançar aplicativos para o Vision Pro, que chega ao mercado em 2 de fevereiro por US$ 3.495 (R$ 17 mil, em conversão direta).

publicidade

Leia mais:

Diretrizes da Apple para Vision Pro

apple vision pro
(Imagem: Divulgação/Apple)

A diretriz sobre computação espacial diz o seguinte: “Refira-se ao seu aplicativo como um aplicativo de computação espacial. Não descreva a experiência do seu aplicativo como realidade aumentada (AR), realidade virtual (VR), realidade estendida (XR) ou realidade mista (MR).”

publicidade

Em relação ao headset, a empresa exige que ele seja chamado de “Apple Vision Pro” com três palavras em maiúsculas, enquanto “visionOS começa com um v minúsculo, mesmo quando é a primeira palavra em uma frase”. Os termos nunca devem ser traduzidos ou transliterados, acrescenta a Apple.

As diretrizes da Apple também pedem aos desenvolvedores que indiquem se seus aplicativos de computação espacial (leia-se: AR/VR) contêm movimentos como giros rápidos ou mudanças súbitas na perspectiva da câmera. Dessa forma, a página do produto mostrará um emblema para alertar os usuários. O texto também aborda uso de etiquetas de privacidade e controles de jogos.

publicidade

Por que ‘computação espacial’?

Mulher assistindo série na sala usando Apple Vision Pro
(Imagem: Reprodução/Apple)

A empresa não explica o motivo da ressalva estranha na página de diretrizes. Mas dá para especular. Definitivamente haverá aplicativos de AR e VR desenvolvidos para headsets (por exemplo: o Quest 3, da Meta). Então, a Apple pode querer diferenciar suas ofertas para consumidores não confundirem aplicativos para outros headsets de VR/AR com os seus.

No entanto, a própria Apple usou extensivamente esses termos para descrever o Vision Pro. Durante seu lançamento, no WWDC 2023, o CEO Tim Cook chamou o headset de “uma plataforma de AR inteiramente nova”, por exemplo. A partir de agora, se você ver “computação espacial” por aí, já sabe o que significa na prática.