A Honda finalmente revelou seus dois novos conceitos de elétricos que devem não apenas aumentar seu catálogo, que ainda é pequeno, como dar a largada em uma nova futurística linha de EVs. De acordo com o Engadget, a montadora apresentou detalhes dos veículos durante a CES 2024, maior feira de tecnologia do mundo acontecendo esta semana em Las Vegas. 

O que você precisa saber: 

  • Um dos modelos, Saloon, será um sedã que, visualmente, lembra o famoso Civic da montadora — mas com design totalmente iluminado e futurístico; 
  • Saloon deve chegar para os mercados norte-americanos em 2026. Depois ele será liberado para a Ásia, Europa, Oriente Médio, América do Sul e África, conforme cronograma da empresa; 
  • Já o Space-Hub é baseado no estilo minivan, com acentos um de frente para o outro, mas com as tecnologias do Saloon; 
  • Parte da Série 0, os novos carros iniciarão uma nova linha de EVs da Honda. Um novo logotipo ‘H’ também foi redesenhado para destacar a exclusividade da nova família de elétricos; 
  • A Honda confirmou que ambos os conceitos serão inspiração para o primeiro modelo da Série 0. 

Leia mais! 

Carro-chefe da nova Série 0 de EVs da Honda, o Saloon tem um design aerodinâmico com porte rebaixado. Já o Space-Hub é um pouco mais quadrado e, devido seus assentos com passageiros frente a frente, mais espaçoso.  

publicidade

Os elétricos contarão com sistemas avançados de assistência ao motorista que combinam com o software Sensing Elite da montadora. Futuramente, a empresa espera também que a Série 0 ganhe recursos de condução autônoma através da integração com IA. 

Imagem: divulgação/Honda
Imagem: divulgação/Honda

Haverá ainda grandes melhorias nas baterias. O objetivo é adicionar um carregamento ultrarrápido de 80% em 15 minutos. A degradação da bateria também deve ser reduzida em pelo menos 10% em 10 anos. 

Por se tratar de veículo-conceito, a Honda não divulgou muitos detalhes. Assim, apesar da apresentação, ainda não se sabe se a fabricante seguirá com os dois projetos, ou focará só em um (o Saloon parece ter mais chances). Para analistas, no entanto, será difícil a fabricante conseguir tirar os projetos do papel por uma questão de viabilidade técnica. 

Além disso, as metas com Saloon e Space-Hub são consideradas bem ousadas, visto que a Honda está atrasada no que diz respeito ao desenvolvimento e integração de elétricos. A montadora planeja lançar 30 veículos elétricos em todo o mundo até 2030, visando um volume de vendas de dois milhões de unidades.