Problema com compra no Paypal? Veja como abrir uma disputa

Abertura de disputa no PayPal ajuda a resolver problemas em compras e contratações de serviço sem abrir uma reclamação formal
Por Erika Herdy, editado por Layse Ventura 10/01/2024 07h20
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Teve um problema com uma compra paga pelo PayPal? Calma, há como solucionar: a plataforma oferece um mecanismo de disputa, na qual o comprador pode enviar uma queixa ao vendedor antes de abrir uma reclamação formal. A seguir, entenda como esse recurso funciona.

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PayPal
Imagem: Nopparat Khokthong / Shutterstock

A disputa é uma etapa prévia à reclamação formal. Segundo a plataforma, trata-se de uma “fase de investigação da reclamação”. Ou seja, o momento em que o comprador apresenta o problema ao fornecedor pela central de soluções do PayPal.

“Neste momento, o PayPal não está envolvido no processo”, afirmaram.

A disputa pode ser aberta em três situações: quando produto não recebido, é significativamente diferente da descrição ou teve erro de cobrança.

Após a abertura da disputa, o vendedor será notificado para entrar em contato com o cliente. Em uma página de suporte, o PayPal informa que “os compradores tendem a transformar a disputa em uma reclamação após aproximadamente 4 dias”.

Por isso, é importante responder quanto antes.

Ao transformar em uma reclamação, o caso conta com a intervenção da plataforma. Mas as duas partes têm até vinte dias para fazer a “conversão” da queixa.

“Se a disputa não for transformada em uma reclamação dentro do prazo de 20 dias, o caso será encerrado automaticamente no 21º dia e o pagamento retido será liberado”, explicaram.

Como abrir uma disputa no PayPal

Tempo necessário: 4 minutos

  1. Acesse a Central de Disputas

    No navegador, acesse o seguinte endereço: paypal.com/disputes/. Caso seja solicitado, acesse a conta do PayPal com o seu login e senha.

  2. Inicie uma disputa

    Clique em “Reportar um problema”.Abra uma disputa no PayPal (Imagem: Reprodução/Olhar Digital)

  3. Selecione uma compra

    Na tela a seguir, escolha a compra para abrir uma disputa. Para ver mais detalhes sobre a transação, clique sobre o nome do estabelecimento. Em seguida, o PayPal vai mostrar o meio de pagamento, detalhar o valor e muito mais.Escolha uma compra (Imagem: Reprodução/Olhar Digital)

  4. Clique em “Continuar”.

    Continue para criar uma disputa (Imagem: Reprodução/Olhar Digital)

  5. Registre o seu caso

    Agora é só seguir as instruções oferecidas pelo PayPal para registrar o caso. Depois, aguarde o retorno do vendedor.

Com informações de PayPal

Erika Herdy
Colaboração para o Olhar Digital

Erika Herdy é jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá. Possui mais de uma década de experiência no trabalho de jornalista e comunicadora. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.

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