Sirius Jet: o 1º jatinho elétrico movido a hidrogênio líquido do mundo

O avião eVTOL da startup Sirius Aviation AG promete alcance de 1,8 mil km e velocidade máxima de 520 km/h, mas precisa sair do papel
Pedro Spadoni11/01/2024 11h23
Jatinho Sirius Jet, movido a hidrogênio líquido
(Imagem: Divulgação)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

A startup suíça Sirius Aviation AG promete que o Sirius Jet voará até 1,8 mil quilômetros a velocidades de até 520 km/h com um trem de força a hidrogênio líquido. Ele é um eVTOL – ou seja, decola verticalmente – com um sistema de empuxo vetorial desviado com 20 ventiladores elétricos de tamanho modesto.

Ofertas

Samsung Galaxy Watch Ulta Smartwatch 47mm LTE- Titânio Azul
Vendido por Amazon
Samsung Galaxy Watch Ulta Smartwatch 47mm LTE- Titânio Azul
De: R$ 4.999,00
Por: R$ 2.288,93
Material Dourado Com 74 Peças Pais & Filhos Dourado
Vendido por Amazon
Material Dourado Com 74 Peças Pais & Filhos Dourado
De: R$ 11,85
Por: R$ 8,28
Ar-Condicionado Split HW Elgin Eco Inverter II Wi-Fi 12.000 BTUs R-32 Quente/Frio 220V
Vendido por Amazon
Ar-Condicionado Split HW Elgin Eco Inverter II Wi-Fi 12.000 BTUs R-32 Quente/Frio 220V
De: R$ 2.499,00
Por: R$ 1.998,89
Freezer Vertical Consul 231 Litros - CVU26FB 110V
Vendido por Amazon
Freezer Vertical Consul 231 Litros - CVU26FB 110V
De: R$ 3.279,35
Por: R$ 2.498,89
WAP Ventilador de Torre AIR SILENCE com 4 Ní­veis de Velocidade, Time de até 15 Horas e Desligamento Automático 127V
Vendido por Amazon
WAP Ventilador de Torre AIR SILENCE com 4 Ní­veis de Velocidade, Time de até 15 Horas e Desligamento Automático 127V
De: R$ 599,90
Por: R$ 491,92
MONDIAL Ventilador de Mesa 40cm Super Power, Branco/Azul, 140W, 110V - VSP-40-W
Vendido por Amazon
MONDIAL Ventilador de Mesa 40cm Super Power, Branco/Azul, 140W, 110V - VSP-40-W
De: R$ 189,90
Por: R$ 129,90
Climatizador de Ar Digital Midea 127V 60Hz
Vendido por Amazon
Climatizador de Ar Digital Midea 127V 60Hz
De: R$ 529,99
Por: R$ 412,69
Monitor Gamer IPS 24 Polegadas, Full HD, 180Hz, 1ms, HDR400, G-SYNC, 250cd/m², Alto-falantes embutidos, Entradas HDMI/DisplayPort/USB/3.5mm
Vendido por Amazon
Monitor Gamer IPS 24 Polegadas, Full HD, 180Hz, 1ms, HDR400, G-SYNC, 250cd/m², Alto-falantes embutidos, Entradas HDMI/DisplayPort/USB/3.5mm
De: R$ 799,00
Por: R$ 593,00
Câmera Digital EOS, Canon, Preto, 23 x 14 x 17 cm
Vendido por Amazon
Câmera Digital EOS, Canon, Preto, 23 x 14 x 17 cm
De: R$ 3.799,00
Por: R$ 3.598,94
Câmera digital, vídeo de 5k, câmera de 75 megapixels, transmissão Wi-Fi, foco automático, zoom digital de 18x, tela giratória de 180 graus, cartão SD de 32G,câmera compacta,vlog,fotográfica
Vendido por Amazon
Câmera digital, vídeo de 5k, câmera de 75 megapixels, transmissão Wi-Fi, foco automático, zoom digital de 18x, tela giratória de 180 graus, cartão SD de 32G,câmera compacta,vlog,fotográfica
De: R$ 699,00
Por: R$ 499,00
PlayStation DualSense Controle sem fio – Branco
Vendido por Amazon
PlayStation DualSense Controle sem fio – Branco
De: R$ 499,90
Por: R$ 369,00
Robô Aspirador Liectroux XR500 Pro 3 em 1 Aspira Varre Passa Pano Com Aplicativo Compatível Com Alexa e Google Mapeamento Inteligente Salva os Mapas Bivolt
Vendido por Amazon
Robô Aspirador Liectroux XR500 Pro 3 em 1 Aspira Varre Passa Pano Com Aplicativo Compatível Com Alexa e Google Mapeamento Inteligente Salva os Mapas Bivolt
De: R$ 2.489,00
Por: R$ 1.616,02
MONDIAL Ventilador de Parede 40cm Super Turbo 8 Pás, Preto/Prata, 140W, 110V - VTX-40P-8P
Vendido por Amazon
MONDIAL Ventilador de Parede 40cm Super Turbo 8 Pás, Preto/Prata, 140W, 110V - VTX-40P-8P
De: R$ 259,90
Por: R$ 179,90
Notebook ASUS Vivobook 15 X1504VA Intel Core i5 1334U 8GB Ram 512GB SSD Windows 11 Tela 15,6" FHD Silver - NJ1740W
Vendido por Amazon
Notebook ASUS Vivobook 15 X1504VA Intel Core i5 1334U 8GB Ram 512GB SSD Windows 11 Tela 15,6" FHD Silver - NJ1740W
De: R$ 3.599,00
Por: R$ 2.759,00
Fritadeira Sem Óleo Air Fryer Eos Chef Gourmet 6.2 Litros Compacta Digital Vermelho Eaf60v 110v
Vendido por Amazon
Fritadeira Sem Óleo Air Fryer Eos Chef Gourmet 6.2 Litros Compacta Digital Vermelho Eaf60v 110v
De: R$ 299,90
Por: R$ 199,00
soundcore P20i da Anker Fone de Ouvido Sem Fio, Drivers de 10mm, Graves Potentes, Bluetooth 5.3, 30H de Bateria, Resistência à Água, 2 Microfones IA, App Personalizável
Vendido por Amazon
soundcore P20i da Anker Fone de Ouvido Sem Fio, Drivers de 10mm, Graves Potentes, Bluetooth 5.3, 30H de Bateria, Resistência à Água, 2 Microfones IA, App Personalizável
De: R$ 249,00
Por: R$ 166,19
Philips Walita Preta Fritadeira Airfryer Essential XL Digital, 6.2L de capacidade, Garantia internacional de dois anos, 110V, 2000W (RI9270/90)
Vendido por Amazon
Philips Walita Preta Fritadeira Airfryer Essential XL Digital, 6.2L de capacidade, Garantia internacional de dois anos, 110V, 2000W (RI9270/90)
De: R$ 899,90
Por: R$ 399,00
WAP Umidificador de Ar AIR FLOW com Luminária e Difusor de Aromas, 4 Litros, Autonomia de até 12 horas, 20W Bivolt
Vendido por Amazon
WAP Umidificador de Ar AIR FLOW com Luminária e Difusor de Aromas, 4 Litros, Autonomia de até 12 horas, 20W Bivolt
De: R$ 229,90
Por: R$ 132,00
CAMERA INSTAX MINI 12 ROSA GLOSS
Vendido por Amazon
CAMERA INSTAX MINI 12 ROSA GLOSS
De: R$ 649,00
Por: R$ 505,00

Para quem tem pressa:

  • A startup suíça Sirius Aviation AG anunciou o Sirius Jet, um eVTOL (veículo elétrico de decolagem e aterrissagem vertical) movido a hidrogênio líquido. O jatinho promete voar até 1,8 mil km a 520 km/h;
  • O Sirius Jet tem dois modelos: o Business, com três passageiros e alcance de quase dois mil quilômetros, e o Millennium, com cinco passageiros e alcance de 1.046 km;
  • A viabilidade do projeto é desafiadora, considerando os custos e complexidades de design, prototipagem, testes e certificação. O uso de pequenos ventiladores no sistema de empuxo pode ser ineficiente e o trem de força a hidrogênio líquido ainda é uma tecnologia em estágio inicial de desenvolvimento;
  • Mais de 100 engenheiros trabalharam no projeto desde 2021, com voos demonstrativos previstos para 2025. A Sirius já iniciou o processo de certificação com a Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA, com entregas comerciais e voos de curta distância agendados para 2028.

A empresa informou que uma equipe de mais de 100 engenheiros “trabalhou intensamente” na pesquisa e desenvolvimento deste projeto desde 2021. Os primeiros voos demonstrativos do jatinho estão agendados para 2025.

Leia mais:

A Sirius acrescentou que deu início ao processo de certificação na Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA. A conclusão da certificação, bem como entregas comerciais e voos de shuttle (de curta distância), estão planejados para 2028.

Raio-x do Sirius Jet

Raio-x do jatinho Sirius Jet, movido a hidrogênio líquido
(Imagem: Divulgação)

O Sirius Jet usa hidrogênio para armazenamento de energia, com 20 ventiladores – cada um com 30 centímetros de diâmetro, ao longo de suas asas laterais e canards (asas na frente). 

A versão Business, com capacidade de três passageiros, é a que oferece os quase dois mil quilômetros de alcance. Já a Millennium – focada no comércio e com capacidade de cinco passageiros – desloca o espaço de tanques de hidrogênio para assentos, o que reduz seu alcance para 1.046 km. 

Assim, o eVTOL entra na disputa por rotas como:

  • De Los Angeles a São Francisco (EUA);
  • De Londres (Inglaterra) a Berlim (Alemanha); 
  • De Melbourne a Sydney (na Austrália);
  • De Pequim (China) a Seul (Coreia do Sul).

Quão provável é que aconteça? Para começar, o processo para essas aeronaves eVTOL passarem por design, prototipagem, testes, certificação e fabricação em massa é caro e complicado. Até certo ponto, a primeira onda de empresas eVTOL pode ter suavizado o caminho para as próximas, mas ainda é desafiador. E a Sirius acrescenta complicações a esse processo, segundo o New Atlas.

Complicações do jatinho

Jatinho Sirius Jet, movido a hidrogênio líquido, sobre as nuvens
(Imagem: Divulgação)

A complicação menor é o sistema de empuxo desviado com ventiladores pequenos, que parece uma receita para desperdiçar energia. É que pequenos ventiladores com alta carga são muito menos eficientes em operações VTOL e pairamento do que hélices e rotores maiores usados na maioria dos designs de “táxis voadores”.

Por um lado, sistemas de empuxo desviado podem reduzir a complexidade da estrutura aérea. Por outro, também reduzem a eficiência e exigem que a aeronave incline para trás num “wheelie” bastante decente durante a decolagem e aterrissagem.

A complicação maior é o trem de força a hidrogênio líquido. O uso de hidrogênio é um caminho promissor para a aviação limpa de alcance curto e regional. Empresas se empenham para desenvolver e certificar trens de força de hidrogênio com qualidade aeronáutica. Aviões de teste voam com hidrogênio. Mas continua sendo uma tecnologia de ponta que ninguém ainda certificou ou colocou em uso comercial.

Além disso, o cenário descrito vale para hidrogênio gasoso. A Sirius propõe o uso de hidrogênio líquido, que carrega quantidade impressionante de energia, adequada para voos de longo alcance. Porém, ele precisa ser mantido abaixo de 250º C negativos em todas as fases de distribuição, abastecimento e voo.

Contexto e próximos passos

Enquanto empresas concorrentes se associam a especialistas em baterias, a Sirius desenvolve seu próprio trem de força de hidrogênio líquido em paralelo aos trabalhos para fabricar estrutura aérea e aeronave totalmente integrada. Isso sem levar em conta o abastecimento, distribuição e logística em torno deste combustível da próxima geração da aviação.

Portanto, o Sirius Jet é um projeto ambicioso que vai exigir muito trabalho e investimento para honrar os cronogramas e objetivos divulgados pela Sirius. Se a empresa encontrar os investidores certos, com apetite para colocar fundos enormes sem esperar retornos no curto prazo, o Sirius Jet pode sair do papel para, enfim, decolar. Literalmente.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.