Os carros elétricos estão ganhando força no mercado automobilístico e não mostram sinais de desaceleração. Na verdade, os fabricantes de automóveis têm corrido para adicionar novos modelos ao seu portfólio. Dito isso, 2024 verá a chegada de uma grande variedade de veículos de energia limpa.

Há uma infinidade de carros chegando, desde opções mais compactas e econômicas que tornam os carros elétricos mais acessíveis, até modelos premium e focados no desempenho. Sendo assim, aqui estão 5 dos lançamentos de veículos elétricos mais esperados em 2024.

Leia também:

5 lançamentos de carros elétricos mais esperados em 2024

Para aqueles com interesse neste segmento de mercado, 2024 pode ser o ano para investir em um veículo elétrico. Confira os lançamentos: 

publicidade

5. Mini Cooper SE

Mini Cooper SE via BMW/reprodução
Mini Cooper SE via BMW/reprodução

O Mini Cooper SE é 100% elétrico, resultado de um desenvolvimento conjunto entre a BMW e a montadora chinesa GWM. O modelo elétrico mantém o design icônico dos Mini, com faróis circulares, teto solar panorâmico, três portas e espaço para 4 pessoas. Além disso, o novo modelo é dinâmico e conta com 184 cv de potência. 

Com o carregador rápido wallbox de 11 kW, é possível recuperar 80% da carga do Mini Cooper SE em 2 horas e 10 minutos. Com o carregador portátil, será possível recarregar o modelo em tomadas comuns, com uma recuperação de 80% da energia em cerca de 14 horas. O modelo é alimentado por uma bateria de 40 kWh e seu lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2024.

4. Chevrolet Blazer EV

Blazer EV via Chevrolet/reprodução
Blazer EV via Chevrolet/reprodução

O Blazer EV combina estilo esportivo, desempenho e tecnologia – e estará disponível em várias capacidades de bateria. Esse SUV totalmente elétrico oferece uma autonomia de até 521 km em uma carga, dependendo da variação escolhida.

Seu motor tem uma potência de 560 cv e atinge de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos. Segundo a Chevrolet, em um carregador rápido o Blazer EV recupera até 190 kW em apenas 10 minutos, o que cobre cerca de 125 quilômetros.

3. Citroen e-C3

e-C3 via Citroen/reprodução
e-C3 via Citroen/reprodução

O e-C3 está sendo considerado no mercado como um dos supermini totalmente elétricos mais acessíveis. O modelo tem um motor elétrico de 111 cv, juntamente com uma bateria de 44 kWh que, de acordo com os dados oficiais, terá uma autonomia de 320 km.

A montadora francesa também deve oferecer versões movidas a gasolina do novo C3, para aqueles que ainda não estão prontos para fazer a mudança para veículos totalmente elétricos.

2. Volvo EX30

EX30 via Volvo/reprodução
EX30 via Volvo/reprodução

Seja qual for a versão que você escolher, todos os EX30 têm o mesmo visual descolado, materiais reciclados e sustentáveis em seu interior, além de contar com tecnologia nativa da Google. 

Com a bateria de 51 kWh nas versões mais básicas, é possível atingir uma autonomia de 344 km e alcançar de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. Segundo a Volvo, o tempo de carga para rodar até 280 km é de 5h15m.

1. BYD Seagull

Seagull via BYD/reprodução
Seagull via BYD/reprodução

Com previsão para chegar ao mercado em julho de 2024, o BYD Seagull deve proporcionar uma experiência de direção excelente com 74 cv de potência. Com um design compacto, essa deve ser a opção mais econômica para os interessados em adquirir seu primeiro veículo 100% elétrico.

Na China, o Seagull vem com a opção de duas capacidades de bateria, 30 kWh ou 38 kWh, proporcionando uma autonomia de 305 km ou 405 km por carga. O carregamento rápido é um destaque, com um tempo de carga de 30 minutos para atingir 80% da capacidade usando um carregador CC de 40 kW.