Ciência e Espaço

Alerta de granizo e tempestade durante o fim de semana no Sudeste

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na quinta-feira (11), um alerta para a Região Sudeste do país, que deve enfrentar volumes significativos de chuva neste fim de semana, especialmente na faixa litorânea de São Paulo. Segundo o órgão, há possibilidades de volumes diários em torno de 100 milímetros (mm), com o mau tempo resistindo até segunda-feira (15). 

O que você precisa saber: 

  • A partir de sábado (13), uma frente fria avança pelo litoral de São Paulo, aumentando a umidade sobre o leste da Região Sudeste;
  • Assim, as chuvas intensas devem alcançar, além de São Paulo e sua região litorânea, áreas no sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro;
  • No caso paulista, o alerta também vale para o leste do estado, que inclui a região metropolitana — a previsão é de 70 mm em 24 horas —, e o Vale do Paraíba;
  • as temperaturas na capital devem oscilar entre 21° e 27°, enquanto no litoral (entre Ubatuba e Santos) de 27° a 28°.

Leia mais! 

De acordo com o Inmet, as chuvas já devem começar nesta sexta-feira (12), com sábado (13) recebendo uma frente fria vinda do litoral. Domingo (14), no entanto, as chuvas devem diminuir, mas ainda com pancadas no período da tarde.

A combinação de calor, alta umidade do ar e um cavado (área alongada de baixa pressão) em níveis médios e baixos da atmosfera, vai potencializar as áreas de instabilidade e provocar chuvas intensas em São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro.” 

O Climatempo também prevê fortes chuvas para todo o estado de São Paulo. Segundo a empresa de meteorologia, o clima já deve mudar esta tarde, e com chuva a noite. 

A chegada de uma frente fria ao litoral de São Paulo aumenta as condições para chuva nesta sexta-feira em São Paulo, no Rio de Janeiro e em parte de Minas Gerais. Nuvens carregadas crescem em quase todo o país e provocam chuva forte. 

Climatempo no X.

O portal divulgou um alerta especial para raios e rajadas de vento acima de 91 km/h no litoral do Paraná, no centro e nordeste de São Paulo (inclui a região de Campinas, região do Vale do Paraíba/SP). A Defesa Civil também chamou atenção para temporais e intensas rajadas de vento em todo estado de São Paulo.

Esta post foi modificado pela última vez em 12 de janeiro de 2024 11:11

Compartilhar
Publicado por
Tamires Ferreira