Apenas 21% do lixo produzido por residências é reciclado nos EUA

Um relatório da organização sem fins lucrativos Recycling Partnership revela o cenário de reciclagem no país e aponta possíveis obstáculos
Por Nayra Teles, editado por Lucas Soares 16/01/2024 03h40
Caminhão despejando lixo em lixão com pessoas e abutre em volta
(Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um relatório realizado pela organização sem fins lucrativos Recycling Partnership revela que o índice de reciclagem nos Estados Unidos é inferior ao esperado. Segundo o documento, apenas 21% do lixo gerado nas residências americanas é reciclado.

Taxa de reciclagem residencial

  • Keefe Harrison, fundador e diretor-executivo da Recycling Partnership, afirmou ao Tech Xplore, que as residências americanas reciclam bem menos do que o esperado.
  • A taxa de reciclagem está próxima dos 21%, mas em alguns estados, como Montana (9%), Mississippi (8%), Dakota do Norte (9%) e Alabama (9%), fica abaixo de 10%.
  • A Califórnia, conhecida por ter uma grande taxa de reciclagem, coleta apenas 37% do lixo, resultando em aproximadamente 3,2 milhões de toneladas de material que vão parar em aterros sanitários sem reaproveitamento.

Coleta de Dados

Após mais de três anos de coleta de dados, os pesquisadores analisaram 9.000 programas de reciclagem em todos os Estados Unidos e colaboraram com famílias para entender melhor o descarte, reciclagem e seus motivos.

Os dados representam a porcentagem de material descartado pelas famílias e recolhido, processado, vendido e transformado. O relatório destaca as várias etapas do processo e as quedas ao longo do caminho.

Leia mais:

Obstáculos da reciclagem

  • 85% das residências unifamiliares têm acesso à reciclagem, enquanto apenas 37% das residências multifamiliares têm.
  • Apenas 59% dos agregados familiares que têm acesso à reciclagem a utilizam.
  • A aceitação de diferentes tipos de material varia por região: o Havaí aceita cerca de 50% dos materiais possíveis, enquanto o Distrito de Columbia aceita quase 100%.
  • Quanto ao destino do material, o papelão tem uma taxa de reciclagem de 32%, mas para os plásticos rígidos, apenas cerca de 1% de 1,5 milhões de toneladas por ano é reciclado.

Existe solução?

A proposta de responsabilizar os fabricantes de embalagens pelo lixo delas é uma solução popular entre os ativistas. Cobrar taxas dos produtores pela quantidade de lixo gerado por suas embalagens poderia aumentar a reciclagem em 48%, conforme indicado por um relatório anterior da Recycling Partnership.

Nayra Teles
Redator(a)

Nayra Teles é estudante de jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e redatora no Olhar Digital

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.