Mesmo após período conturbado na OpenAI, CEO da Microsoft está “confortável” com empresa

Nadella afirmou não ter problemas com a estrutura de governança da OpenAI; declaração veio dois meses após mudanças conturbadas passadas pela startup
Rodrigo Mozelli16/01/2024 20h54
Satya Nadella
(Imagem: Microsoft)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, afirmou, nesta terça-feira (16), que está “confortável” com a OpenAI, mesmo após o período conturbado vivido pela criadora do ChatGPT, que envolveu a demissão e readmissão de seu CEO, Sam Altman.

Nadella afirmou não ter problemas com a estrutura de governança da OpenAI. A declaração veio dois meses após mudanças conturbadas pelas quais a investida da Microsoft passou.

Leia mais:

As mudanças realizadas pelo então Conselho da OpenAI sem consentimento de seus investidores levou a ameaças de demissão de funcionários da empresa, que quase foram para a Microsoft, bem como o próprio Altman, que quase foi contratado pela gigante de softwares do Vale do Silício.

“Estou confortável. Não tenho problemas com nenhuma estrutura”, disse Nadella em evento da Bloomberg à margem da reunião anual do Fórum Econômico Mundial em Davos (Suíça), informou a Reuters.

“Espero que façamos muito progresso nisso nos próximos meses”, disse Altman em evento posterior da Bloomberg em Davos. “E, depois disso, o novo conselho analisará a estrutura de governança.” “Vamos analisar isso de todos os ângulos”, disse também.

Parceria ameaçada

  • Autoridades europeias, britânicas e estadunidenses começaram a estudar de perto a parceria Microsoft-OpenAi;
  • O acordo garante à criadora do Windows boas fatias dos lucros da startup de Altman, segundo pessoa à par dos termos;
  • Nadella indicou que o fato de a Microsoft não ter controle total sobre a OpenAI distinguiu seu negócio de forma pró-competitiva;
  • No modelo atual do Conselho da empresa da OpenAI, a Microsoft tem cadeira cativa, mas sem decisão efetiva nas decisões da empresa.

“As parcerias são forma de, de fato, haver concorrência”, disse Nadella. Os investimentos da Microsoft em poder de computação e o investimento de anos na OpenAI antes de sua fama no ChatGPT, pontuou o CEO da gigante de software, foram “aposta altamente arriscada” e “nem toda sabedoria convencional”.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.