Emblema de Star Trek é visto em Marte pelo Curiosity

Apesar de ser apenas uma rocha marciana, o achado recente do rover Curiosity animou alguns fãs de Star Trek
Por Mateus Dias, editado por Lucas Soares 17/01/2024 16h19
A rocha encontrada pelo Curiosity parece o emblema de Star Trek (Crédito: NASA/JPL-Caltech)
A rocha encontrada pelo Curiosity parece o emblema de Star Trek (Crédito: NASA/JPL-Caltech)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O rover Curiosity da NASA, no dia 9 de janeiro, encontrou algo que pode animar os fãs de Star Trek. Enquanto realizava sua missão em Marte, o robô achou um emblema em forma de delta usado pelos tripulantes da Frota Estelar em seus uniformes. Embora a descoberta seja apenas uma rocha marciana, foi o suficiente para animar alguns usuários do X.

  • A foto da rocha em forma de delta foi publicada em meio a outras imagens brutas no site do Mars Curiosity, fornecidas pelo Laboratório de Propulsão a Jato (JPL);
  • Ela foi tirada no 4062 dia marciano, ou Sol de Marte, da missão utilizando a câmera esquerda do rover;
  • A captura foi feita enquanto o Curiosity escala uma montanha apelidada de Monte Sharp, para observar as camadas dela e ver como a água fluia por Marte no passado.

Em seu perfil no X (antigo Twitter), o astrônomo amador Scott Atkinson avistou o símbolo em meio às fotos sem tratamento e brincou: “Aposto que os fãs de Star Trek da equipe @MarsCuriosity sorriram como Cheshire Cats quando viram esta nova imagem aparecer em suas telas”.

De acordo com a NASA, a foto foi tirada quando o rover estava prestes a contactar um bloco plano de rocha escura. Um dos seus objetivos, com isso, é analisar com vários instrumentos a composição e textura das faixas escuras observadas da órbita marciana.

Leia mais:

Rover Curiosity

O Curiosity pousou na cratera de Gale, em Marte, em agosto de 2012 em busca de sinais e condições de vida no planeta. Agora, depois de 11 anos, a escalada do Monte Sharp pode revelar mais sobre a história marciana e como a paisagem marciana mudou ao longo de milhares de anos. Atualmente, ele se encontra em uma zona cheia de sulfato, que pode ser a camada de elevação mais alta que visitará.

O sucesso ao longo dos 11 anos de missão, permitiu que a NASA enviasse outro rover para o planeta, o Perseverance, em 2020. O sucessor do Curiosity está recolhendo amostras de Marte também para buscar sinais de vida antiga e, em uma missão programada para acontecer em 2031, elas deverão ser recolhidas e enviadas para a Terra.

Redator(a)

Mateus Dias é estudante de jornalismo pela Universidade de São Paulo. Atualmente é redator de Ciência e Espaço do Olhar Digital

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.