O presidente Lula sancionou a Lei 14.814/2024, que obriga a exibição de filmes nacionais em salas de cinema de todo o país até 2033. A nova norma foi publicada no Diário Oficial da União da última terça-feira (16).
Conhecida como Lei da cota de tela, ela vigorou durante 20 anos, mas deixou de ser aplicada em 2021. De lá para cá, a matéria foi discutida nas duas Casas Legislativas, sendo aprovada no Senado em dezembro do ano passado.
Leia mais
- Mamonas Assassinas se torna maior estreia nacional desde a pandemia
- 8 filmes parecidos com Rebel Moon
- 10 melhores cinebiografias de músicos para assistir online
De acordo com o texto, as salas devem exibir obras brasileiras, garantindo diversidade de títulos e respeitando um número mínimo de sessões. A quantidade ainda será definida pelo Poder Executivo.
O regulamento deve prever medidas para assegurar variedade, competição equilibrada e efetiva permanência dos filmes nacionais em exibição. O objetivo é promover a nossa indústria cinematográfica.
Em caso de descumprimento, a empresa pode receber uma multa no valor de 5% da receita bruta média diária do estabelecimento. A fiscalização ficará a cargo da Agência Nacional do Cinema (Ancine).
Como foi sancionada sem vetos pelo presidente, a lei não precisará voltar ao Legislativo e já está valendo a partir da data da publicação.
As informações são da Agência Senado.
O que esperar do cinema nacional em 2024
O ano promete com grandes produções no circuito nacional! O Olhar Digital separou algumas delas:
1) Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo
Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão estão agora no Ensino Médio e tentam salvar o museu do bairro nessa nova aventura cheia de mistério. Destaque para a participação do ator Mateus Solano como o personagem “Louco”. O longa estreia amanhã, na quinta-feira (18).
2) Nosso Lar 2 – Os Mensageiros
Uma semana depois, os cinemas vão receber a adaptação do best-seller “Os Mensageiros”, psicografado por Chico Xavier. O longa traz uma nova trama espírita, desta vez protagonizada por Edson Celulari, na pele do espírito de luz Aniceto. O roteiro e a direção são de Wagner de Assis. Estreia dia 25 de janeiro.
3) Farofeiros 2
É a sequência do sucesso de 201, que levou quase três milhões de pessoas aos cinemas. Cacau Protásio, Maurício Manfrini, Danielle Winits, Charles Paraventi, Antônio Fragoso, Elisa Pinheiro, Nilton Bicudo e Aline Campos viajam agora para um dos destinos turísticos mais queridos do Brasil: a Bahia. Data de estreia: 15 de fevereiro.
4) Evidências do Amor
Esse eu fiquei ansioso para ver! Sabe o hino nacional? Evidências? Pois é, essa comédia romântica foi inspirada no maior clássico de Chitãozinho e Xororó. O longa vai marcar o retorno da cantora Sandy aos cinemas e conta ainda com Fábio Porchat. O roteiro e a direção são de Pedro Antônio Paes. Estreia dia 22 de fevereiro.
5) Grande Sertão
Essa adaptação/releitura do clássico de Graciliano Ramos conta com Caio Blat como Riobaldo e Luisa Arraes como Diadorim. Rodrigo Lombardi, Eduardo Sterblitch e Luis Miranda também estão no elenco. A direção é de Guel Arraes, que também assina o roteiro ao lado de Jorge Furtado. A previsão de estreia é maio deste ano.
6) Deus Ainda É Brasileiro
Antônio Fagundes volta ao papel de Deus mais de 20 anos depois do primeiro longa, de 2003. O diretor e roteirista Cacá Diegues desenvolveu a história durante a pandemia e afirma que o Todo-Poderoso vai ter que lidar com tudo o que aconteceu no nosso país nos últimos anos. A previsão é que estreie em setembro.
7) O Auto da Compadecida 2
Talvez seja o filme brasileiro mais esperado do ano! João Grilo e Chicó retornam às telas mais de duas décadas depois do clássico. Com direção de Flávia Lacerda e Guel Arraes, que também assina o roteiro ao lado de Adriana e João Falcão, a história se passa 25 anos após o filme original e mostra como o tempo mudou a cidade de Taperoá.
O elenco conta com a participação de Taís Araújo, Eduardo Sterblitch, Humberto Martins, Fabiula Nascimento, Luis Miranda, Juliano Cazarré e Luellem de Castro. A sequência ainda terá os retornos de Virginia Cavendish, que volta como Rosinha, esposa de Chicó, e Enrique Diaz, que viverá novamente o cangaceiro Joaquim Brejeiro.
A estreia está marcada para dezembro de 2024.
As maiores bilheterias nacionais da história
O Olhar Digital já preparou essa lista em outro texto, que você pode ler aqui.
Só uma dica: tem Trapalhões, tem pornochanchada, tem filme evangélico, Tropa de Elite e muito Paulo Gustavo.
Ficou curioso? Vai lá conferir!