Jovem indiano cria dispositivo para ajudar pessoas com Alzheimer

Hemesh Chadalavada, 17 anos, criou o Alpha Monitor, que detecta quedas e deslocamentos de pessoas com a doença
Rodrigo Mozelli17/01/2024 01h36
alpha_monitor
Imagem: Reprodução
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Hemesh Chadalavada, adolescente de 17 anos de Hyderabad (Índia), se inspirou para inventar um dispositivo que ajudasse pessoas com Alzheimer após sua avó ser diagnosticada com a doença.

O Alzheimer da avó de Chadalavada levava a comportamentos perigosos, como deixar o gás ligado, o que poderia ter consequências desastrosas se ele não estivesse lá. O dispositivo do adolescente, chamado ALpha Monitor, é um dispositivo leve e compacto que detecta quedas ou afastamentos de pessoas com Alzheimer.

Leia mais:

Diferente de dispositivos semelhantes que dependem de Wi-Fi ou Bluetooth, o ALpha Monitor utiliza a tecnologia de longo alcance conhecida como LoRa, permitindo que ele detecte uma pessoa a até um quilômetro de distância em cidades e até três quilômetros em áreas rurais.

Desenvolvimento e aprimoramento

  • Chadalavada aprendeu sobre robótica e eletrônica em vídeos no YouTube e já desenvolveu 20 protótipos do ALpha Monitor;
  • Para entender as necessidades das pessoas com Alzheimer, Chadalavada passou um tempo em um centro diurno administrado pela Alzheimer’s and Related Disorders Society of India;
  • Segundo o The Guardian, o dispositivo foi projetado para ser leve e utilizado em qualquer parte do corpo a fim de garantir a adesão do paciente;
  • O monitor também mede o pulso e a temperatura e pode lembrar os indivíduos de tomar medicações.

Chadalavada testando o protótipo em sua avó (Imagem: Handout)

Prêmio e planos

Chadalavada pretende aprimorar o dispositivo ainda mais incorporando tecnologia de aprendizado de máquina para prever os padrões de movimento de um paciente.

Em 2022, Chadalavada ganhou prêmio de 10 milhões de rupias (R$ 592,7 milhões, em conversão direta) do concurso Samsung Solve for Tomorrow e recebeu orientação de engenheiros de ponta da Samsung.

Ele planeja finalizar o dispositivo após seus exames escolares em março e pretende lançá-lo no mercado até setembro, garantindo que seja acessível para a maioria das pessoas.

Chadalavada espera seguir seus estudos em robótica no exterior e tem como objetivo criar produtos que ajudem as pessoas na Índia e em todo o mundo.

O aplicativo oficial do ALpha Monitor está disponível para download em sua página oficial no GitHub.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.