A Nokia anunciou nesta quarta-feira (17) que está planejando investir 360 milhões de euros (aproximadamente R$ 1,9 bilhão) em design de chips em suas unidades de Ulm e Nuremberg, na Alemanha. O projeto, em andamento há quatro anos, também inclui o desenvolvimento de softwares e hardwares. 

Para quem tem pressa: 

  • A Nokia planeja investir 360 milhões de euros em chips, software e hardware na Alemanha, relatou a Reuters; 
  • Além do aporte da empresa, o projeto também é financiado pelo Ministério Federal Alemão de Economia e Proteção Climática, e mais dois estados alemães, segundo comunicado; 
  • A Nokia não forneceu mais detalhes sobre o projeto, nem os próximos passos. 

Leia mais! 

Apostando alto no mercado da Europa, não faz muito tempo que a Nokia lançou na Hungria seu primeiro smartphone 5G fabricado no continente. Com o feito, a empresa tornou-se a primeira grande empresa de celulares a fabricar dispositivos na Europa.   

publicidade

Lançado em outubro, o celular está à venda por 649 euros (aproximadamente R$ 3.445 na cotação atual). O dispositivo, chamado Nokia XR21, já está disponível em vários países — contudo, ainda não há previsão de lançamento no Brasil, conforme notícias mais recentes. 

Vale lembrar que a HDM, dona da marca Nokia, antecipou em março de 2023 que expandiria a produção em massa de smartphones para a Europa, incentivando as empresas a estabelecerem a produção em setores-chave, com destaque principalmente para os de semicondutores. 

Nokia em parceria também com os EUA 

A novidade chega logo após a Nokia também anunciar uma nova divisão na empresa, a Nokia Federal Solutions, que irá trabalhar em colaboração com os Estados Unidos para fornecer soluções 5G e serviços essenciais para diversas agências do governo americano.