O que é modo “fan” no ar-condicionado?

O modo Fan no ar-condicionado possui uma utilização muito específica e muitas das pessoas sequer fazem ideia do para que ela serve. Confira
Por Danilo Oliveira, editado por Bruno Ignacio de Lima 18/01/2024 06h20
imagem-de-casal-usando-ar-condicionado
O ar-condicionado ideal para casas é a partir de 7000 BTUs, porém é interessante fazer o cálculo para fazer a melhor escolha. (Imagem: Pexels)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Com o avanço da tecnologia, aparelhos vão surgindo com cada vez mais opções e modos de trabalho e muitas vezes nos deparamos com termos e modos que podem parecer complexos à primeira vista. Um desses modos é o “Fan,” do ar-condicionado, e entender como ele opera pode fazer toda a diferença para otimizar o conforto térmico e a eficiência energética. Mas você sabe o que é esse modo e para que ele serve?

Leia também:

O que é o modo Fan no ar-condicionado?

O modo “Fan” no ar-condicionado refere-se à operação apenas do ventilador, sem o resfriamento adicional. Quando ativado, o aparelho distribui o ar pelo ambiente sem realizar o processo de condicionamento térmico, mantendo apenas a circulação do ar.

Diferentemente dos modos de refrigeração ou aquecimento, o modo “Fan” do ar-condicionado é projetado para proporcionar uma sensação de conforto sem alterar a temperatura ambiente. Ele é ideal para situações em que não é necessário resfriar ou aquecer o ar, mas sim melhorar a circulação.

Ao ativar o modo “Fan” no seu do ar-condicionado, o aparelho suga o ar do ambiente, passa-o pelo filtro para remoção de impurezas e o redistribui. Isso é útil para manter o ar fresco, reduzir a sensação de abafamento e uniformizar a temperatura em diferentes áreas do ambiente, mas vale lembrar que o ar ventilado estará na mesma temperatura original do ambiente.

ar-condicionado na sala e família no sofá
Imagem Shutterstock

Benefícios do modo “Fan”:

  • Economia de energia: Utilizar apenas o modo Fan consome menos energia do que os modos de resfriamento ou aquecimento, sendo uma opção mais sustentável em dias moderados.
  • Circulação de ar: O modo Fan é eficaz na circulação do ar, impedindo a formação de áreas estagnadas e eliminando possíveis odores indesejados.
  • Desumidificação: A circulação contínua do ar auxilia na redução da umidade, proporcionando um ambiente mais agradável, especialmente em regiões úmidas.

Quando Utilizar o Modo “Fan” no do ar-condicionado

  • Entre estações: Em dias de temperatura moderada, quando não é necessário aquecer ou resfriar intensamente o ambiente.
  • Melhoria da circulação: Quando o objetivo é melhorar a distribuição do ar em espaços amplos.
  • Desumidificação Llocalizada: Para controlar a umidade em áreas específicas sem alterar a temperatura.

O modo Fan no ar-condicionado é uma ferramenta versátil para otimizar o conforto e a eficiência energética. Entender como utilizá-lo adequadamente pode resultar em economia de energia e na criação de um ambiente mais agradável.

Mas novamente, vale lembrar que essa função não fará com que o ambiente fique climatizado, pois nesse modo, o ar-condicionado atua literalmente como um ventilador, apenas gerando um fluxo de ar sem necessariamente resfria-lo ou aquece-lo.

Danilo Oliveira
Colaboração para o Olhar Digital

Danilo Oliveira é jornalista formado pela Universidade Cruzeiro do Sul, amante de jogos, quadrinhos e Puroresu. Atualmente é colaborador do Olhar Digital, podcaster e diretor de comunicação.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.