Próxima atualização do iPhone vai dificultar a vida de ladrões e invasores

Recurso que chegará em breve ao iOS promete proteger dados do iPhone via autenticação de rosto ou impressão digital
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 18/01/2024 10h58
iPhone
(Imagem: NYC Russ / Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Quem é dono de iPhone vai poder, em breve, desfrutar de uma tecnologia que deixará seu aparelho mais seguro. A Apple anunciou recentemente que um novo recurso de segurança deve ser adicionado em breve no iOS 17.3. As informações são do portal The Verge.

Leia mais:

O novo recurso se chama Stole Device Protection, ou Dispositivo de Proteção a Roubos. Sua função será tornar bem mais difícil para que ladrões acessem o ID Apple do dono do aparelho, assim como qualquer informação financeira armazenada no celular.

O que muda:

  • Até um momento, se um ladrão toma posse de um iPhone, ele apenas precisa da senha de bloqueio de tela para acessar informações e dados pessoais;
  • Após a atualização, o criminoso só conseguiria acessar esses dados com a liberação da tela por digital ou face ID do dono do celular.
  • Além disso, alterações em senhas bancárias seriam bloqueadas por um período;

Apesar de não ter dado uma data exata para a inclusão desse novo recurso no iOS 17.3, informações garantem que versões de teste do arquivo estavam sendo executadas desde dezembro.

Uma correção importante será feita com a chegada do Stole Device Protection. Caso um criminoso tenha a senha numérica de desbloqueio de tela do iPhone, é possível bloquear o acesso do dono do celular ao ID Apple, já que a senha pode ser redefinida usando o código do bloqueio de tela. Após a atualização, o ID Apple fica protegido pela autenticação de face ou impressão digital.

Outros comandos que, após a ativação do Stole Device Protection, só poderão ser liberadas com impressão digital ou face ID, são a solicitação de um novo Apple Card, deletar completamente dados do celular ou mesmo acessar seus dados do iCloud.

Em outras palavras, o criminoso não terá como entrar em nenhum desses recursos apenas com o bloqueio de tela, e os dados de quem foi roubado ficarão muito mais seguros.

Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.