A Unreal Engine é uma plataforma de criação digital que consegue fazer quase tudo – e permite que você crie jogos e muito mais. Ela se tornou um elemento básico da maioria dos fluxos de trabalho relacionados à arte digital, e é gratuito para indivíduos e estudantes.

Esse mecanismo inclui um conjunto avançado de ferramentas que permite aos profissionais de criação projetar mundos e cenas virtuais, transformando suas ideias em realidade. O fato de que isso pode ser feito sem a necessidade de escrever códigos torna a UE um software incrivelmente acessível.

Leia também:

Unreal Engine: o que é e o que ela faz?

Fortnite. Imagem: Erik Mclean/Unsplash
Fortnite. Imagem: Erik Mclean/Unsplash

A Unreal Engine é uma plataforma de criação 3D em tempo real desenvolvida pela Epic Games e pensada para uma série de campos criativos, incluindo desenvolvimento de videogames e efeitos visuais. A UE é compatível com uma variedade de plataformas, como Windows PC, PlayStation, Xbox, Mac OS X, iOS, Android, AR, VR, Linux, SteamOS e HTML5.

publicidade

A Unreal Engine começou como um mecanismo para a criação de videogames e agora conta com jogos como “Fortnite”, “Final Fantasy VII Remake” e muitos outros. Além dos jogos, a UE também tem despertado um interesse crescente nos setores de TV e cinema, sendo usado até mesmo para a criação de mundos virtuais para “The Lion King” e “The Mandalorian”.

Isso levou a uma série de novos recursos e desenvolvimentos que tornaram a Unreal Engine atraente para uma ampla gama de criadores, incluindo artistas 3D, animadores e designers de efeitos visuais.

A flexibilidade da Unreal Engine é um dos principais motivos de sua popularidade – já que, qualquer que seja o projeto, ela pode fazer a tarefa muito bem. Ainda assim, o software se destaca se você estiver trabalhando em um jogo de tiro, pois o conjunto de ferramentas e a base de código são voltados para esse tipo de experiência.

Quais as novidades da Unreal Engine 5?

Interface de usuário com ferramentas da UE. Imagem: Unreal Engine/reprodução
Interface de usuário com ferramentas da UE. Imagem: Unreal Engine/reprodução

A UE 5 tem alguns recursos impressionantes em comparação com a UE 4 que podem aprimorar a experiência do usuário. A versão mais recente, Unreal 5.1, inclui ferramentas e recursos adicionais, além de correções de bugs que aprimoram a produção virtual.

Um dos maiores problemas da UE4 é que, apesar de ser excelente em jogos de grande escala, seu limite era alcançado rapidamente com jogos muito grandes ou mundos muito abertos, e isso afetava vários aspectos do desenvolvimento. Mas esse não é o caso do Unreal Engine 5, a Epic fez diversos avanços na forma como lida com mundos grandes.

Outra diferença significativa é o sistema de iluminação. A UE 5 tem um sistema de iluminação integrado chamado Lumen, que permite uma iluminação realista e em tempo real – calculando como seria um raio de luz real para emitir a iluminação mais autêntica possível. Enquanto isso, no UE 4, toda a iluminação tinha de ser criada artificialmente, mas ainda assim alcançava uma aparência realista.

Por fim, o Unreal Engine 5 agora inclui ferramentas de modelagem, escultura e mapeamento UV. O modo de modelagem permite a personalização rápida com vários transformadores e ferramentas. Os usuários também podem acessar os modos paisagem, folhagem, animação e muito mais.