Entre os melhores jogos da Nintendo de todos os tempos, estão títulos de franquias como “Super Mario”, “The Legend of Zelda“, “Metroid” e muito mais. Desde o clássico Nintendinho (NES) até o atual Nintendo Switch, a gigante japonesa dos games tem em seu catálogo grandes sucessos que agradam tanto o público quanto a crítica especializada.

Nas linhas a seguir, o Olhar Digital lista os 10 melhores jogos da Nintendo que você pode aproveitar em diferentes consoles da empresa, tanto de mesa quanto portáteis. A seleção dos games leva em consideração não só a quantidade de cópias vendidas, como também a avaliação média do título na plataforma Metacritic.

publicidade

Leia também:

Mario Kart 8 Deluxe (Nintendo Switch)

mario kart 9
Mario Kart 8 Deluxe (Divulgação/Nintendo)

“Mario Kart 8” é o segundo jogo da Nintendo mais vendido de todos os tempos, com mais de 65 milhões de cópias comercializadas até dezembro de 2023, ficando atrás apenas de “Wii Sports” – título que vinha de graça na caixa de todos os Nintendo Wii. O oitavo game de corrida do encanador mascote da Big N é o mais completo da franquia, principalmente na versão Deluxe para Nintendo Switch.

publicidade

Além de disponibilizar todos os conteúdos da edição original, lançada para Wii U em 2014, a versão Deluxe de 2017 conta com o passe de pistas adicionais, que libera 48 fases extras trazidas de outros títulos da série, assim como novos personagens para utilizar como motorista. No Metacritic, “Mario Kart 8” Deluxe tem pontuação de 92.

Pokémon Emerald (Game Boy Advance)

Pokémon Emerald
Pokémon Emerald (Divulgação: The Pokémon Company)

Apesar de não ser o jogo de Pokémon mais vendido de todos, “Pokémon Emerald” se destaca por aprimorar os pontos positivos das versões anteriores da terceira geração – Ruby e Sapphire – e oferecer um dos melhores e mais desafiadores conteúdos pós-campanha de toda a franquia: a Battle Frontier.

publicidade

Vale mencionar que a terceira geração dos jogos de Pokémon também introduziram mecânicas importantes que se tornaram indispensáveis em todos os títulos seguintes, como as batalhas em dupla e habilidades dos Pokémon.

Fire Emblem: Awakening (Nintendo DS)

Fire Emblem: Awakening
Fire Emblem: Awakening (Imagem: Divulgação/Nintendo)

Responsável por salvar a franquia “Fire Emblem” de uma possível extinção, “Fire Emblem: Awakening” é considerado não só um dos melhores jogos da série, como também um dos melhores RPGs táticos disponíveis. No Metacritic, o game tem a maior nota de toda a franquia: um sólido 92.

publicidade

Além da ter melhorado a jogabilidade dos títulos anteriores, o uso sutil do 3D estereoscópico nos campos de batalha torna os confrontos mais dinâmicos e fáceis de entender. Por fim, o enredo é de alta qualidade, com personagens memoráveis, incluindo os populares Chrom, Robin e Lucina, que aparecem em colaborações de diversos outros jogos da Nintendo.

Super Mario 64 (Nintendo 64)

Mario com o chapeu alado na fase “Shifting Sand Land” em “Super Mario 64” (1996) / Crédito: Nintendo (divulgação)

Lançado em 1996 para Nintendo 64, “Super Mario 64” é o primeiro jogo da franquia Super Mario a contar com jogabilidade de plataforma em 3D, combinando elementos tradicionais dos títulos do encanador, como mecânicas, visuais e personagens, em um grande mundo aberto. O game ainda definiu diversos padrões de jogabilidade utilizados até hoje em títulos mais recentes, como “Super Mario Odyssey”.

Para quem quer aproveitar este clássico de forma oficial, é possível jogar Super Mario 64 tendo uma cópia da coletânea Super Mario 3D All-Stars ou sendo assinante do Nintendo Switch Online com o pacote de expansão adicional.

Super Smash Bros. Ultimate (Nintendo Switch)

Super Smash Bros. Ultimate / Crédito: Nintendo (divulgação)

“Super Smash Bros. Ultimate” é a versão definitiva do jogo de luta da Nintendo, pois não só traz de volta todos os personagens dos títulos anteriores da franquia, como também inclui novas opções no repertório de lutadores. No total, há 82 personagens disponíveis de séries como Super Mario, The Legend of Zelda, Pokémon, Final Fantasy, Fire Emblem, Kirby, Xenoblade e muito mais.

Com nota 93 no Metacritic, o jogo é aclamado pela crítica especializada por ser divertido, acessível, ter muito conteúdo para se divertir, jogabilidade dinâmica e execução técnica de qualidade.

Metroid Prime (GameCube)

Metroid Prime
Metroid Prime (Imagem: Divulgação/Nintendo)

O jogo de tiro em primeira pessoa da franquia “Metroid” se destaca no Metacritic com nota 97, sendo um dos jogos mais bem avaliados da plataforma. Lançado originalmente em 2002 para GameCube, o game recebeu uma versão remasterizada para Nintendo Switch que manteve a alta qualidade do título clássico.

A franquia “Metroid Prime” existe de forma paralela à cronologia oficial da série e traz a protagonista Samus em uma aventura de exploração no planeta Tallon IV. Na jogabilidade, o game traz diversas áreas exploráveis e conectadas por corredores e elevadores. Ao conseguir novas armas e habilidades, os jogadores podem acessar novas regiões com inimigos mais fortes e recompensas mais valiosas.

Super Mario Galaxy (Nintendo Wii)

Super Mario Galaxy (Imagem: Divulgação/Nintendo)

Tanto o primeiro “Super Mario Galaxy”, quanto “Super Mario Galaxy 2” são jogos obrigatórios para donos de Nintendo Wii. Em ambos os títulos, as mecânicas de jogabilidade em 3D da franquia Super Mario são aprimoradas e ficam ainda mais dinâmicas com ajuda dos controles do console sensíveis a movimentos.

Os dois jogos têm nota 97 no Metacritic e colocam o encanador em uma aventura no espaço para salvar a Princesa Peach e o universo de Bowser. Entre os destaques do título estão os mundos e planetas menores, com variações de gravidade, plataformas esféricas e biomas variados.

Super Mario Odyssey (Nintendo Switch)

Imagem do jogo “Super Mario Odyssey” (2017) / Crédito: Nintendo (divulgação)

Outro jogo de plataforma em 3D de Super Mario entre os melhores jogos da Nintendo é “Super Mario Odyssey”. Lançado para Nintendo Switch em 2017, o título é um dos mais vendidos do console híbrido e se destaca pela nota 97 no Metacritic. Os principais pontos positivos são mecânicas de jogabilidade, inovação, trilha sonora e originalidade.

Neste jogo, o encanador pode utilizar seu chapéu – que se torna um personagem jogável chamado Cappy – para assumir identidade e controle de inimigos e criaturas diversas dos 17 reinos exploráveis. A missão do protagonista é impedir que Bowser realize um casamento forçado com a Princesa Peach para se tornar o rei do Reino dos Cogumelos.

The Legend of Zelda: Ocarina of Time (Nintendo 64)

'Legend of Zelda: Ocarina of Time'
Cena de ‘Legend of Zelda: Ocarina of Time’. Imagem: Nintendo/Reprodução

Um dos maiores clássicos da franquia “The Legend of Zelda” é “Ocarina of Time”. Lançado em 1998 para Nintendo 64, o título é considerado um dos melhores jogos de todos os tempos, graças à nota de 99 no Metacritic. Em 2011, a Nintendo lançou uma versão aprimorada para Nintendo 3DS, com mecânicas exclusivas, que recebeu nota 94 na plataforma agregadora de críticas.

Neste jogo, o herói Link conta com sua Ocarina – um instrumento de sopro mágico – para viajar no tempo e impedir a destruição do reino de Hyrule pelas mãos de Ganondorf. Os destaques do jogo são os gráficos em 3D inovadores para a época, sistema de combate de ação em tempo real e enredo cativante.

The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom (Nintendo Switch)

Zelda: tears of the kingdom
Novo jogo é sequência de Zelda: Breath of the Wild, de 2017. Imagem: Nintendo/Divulgação

A franquia “The Legend of Zelda” tem diversos outros títulos de alta qualidade, incluindo o aclamado “Tears of the Kingdom”, lançado para Nintendo Switch em 2023. O jogo conta com todos os pontos positivos de seu antecessor – “Breath of the Wild” – e introduz mecânicas inéditas, como a possibilidade de fundir quase todos os objetos do mundo aberto, como armas, elementos da natureza e dispositivos de alta tecnologia.

Com nota 96 no Metacritic, o título é considerado um dos melhores jogos da Nintendo de todos os tempos e pode garantir mais de 100 horas de conteúdo, sem considerar possíveis expansões. O enredo se passa logo após os acontecimentos de “Breath of the Wild” e coloca o protagonista Link em uma missão para impedir que o rei demônio Ganondorf mergulhe o reino de Hyrule nas trevas eternas.