Microsoft deixa rodar Windows em Macs com chips da Apple

A empresa de Bill Gates apoia dois caminhos "oficiais" para rodar Windows 11 nos Macs pós-2020; veja quais são e como funcionam
Pedro Spadoni22/01/2024 11h53, atualizada em 22/01/2024 11h57
Mac com processador M1 em cima de uma mesa
(Imagem: Girts Ragellis/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Microsoft agora deixa rodar Windows 11 em modelos mais recentes do Mac – aqueles com chips da Apple (M1, M2 ou M3). Até então, quem tivesse esses Macs e quisesse usar o sistema da Microsoft precisava usar emuladores ou programas de virtualização. Isso porque o programa Boot Camp, usado para instalar o Windows, só funciona em modelos de 2020 para trás, que têm processador da Intel.

Para quem tem pressa:

  • A Microsoft agora permite que os modelos recentes de Mac com chips Apple (M1, M2, M3) rodem o Windows 11 – avanço significativo para usuários de Mac que antes dependiam de emuladores ou programas de virtualização para usar o sistema operacional da Microsoft;
  • Dois métodos são oficialmente suportados pela Microsoft para rodar o Windows 11 em Macs com chips ARM: o Windows 365 Cloud PC e o Parallels Desktop (versões 18 e 19), segundo informações no site de suporte da empresa;
  • O Parallels Desktop permite a criação de máquinas virtuais para executar as versões ARM do Windows 11 Pro e Enterprise, mas apresenta limitações como a incapacidade de executar virtualização aninhada e de suportar versões ARM de 32 bits do Windows;
  • Já o Windows 365 Cloud PC da Microsoft viabiliza a transmissão de uma versão completa e personalizada do Windows 11 para Macs com chips ARM, contornando as limitações do Parallels Desktop – mas é voltado para uso empresarial.

Agora, a Microsoft apoia oficialmente dois métodos para usuários executarem o Windows 11 nos computadores com chips ARM (os da Apple), conforme publicado no site de suporte da empresa de Bill Gates. Um deles é o Windows 365 Cloud PC, enquanto o outro é o Parallels Desktop (versões 18 e 19).

Leia mais:

Windows nos novos Macs: como funciona

Mac com Windows 11 instalado
(Imagem: rawf8/Shutterstock)

Os usuários podem instalar o Parallels Desktop e criar uma máquina virtual para executar as versões ARM do Windows 11 Pro e Enterprise. Contudo, as versões ARM do Windows 11 apresentam limitações que afetam a capacidade de executar determinados jogos, aplicativos e hardwares.

Além disso, o Parallels Desktop tem suas próprias limitações. Uma delas é a incapacidade de executar recursos que dependem de virtualização aninhada (é como ter um computador dentro de outro computador). Outra é não suportar versões ARM de 32 bits do Windows porque a Microsoft encerrou o suporte a esses aplicativos.

Já o Windows 365 Cloud PC da Microsoft, uma solução interna, permite que usuários de Mac com chips ARM transmitam uma versão completa e personalizada do Windows 11 – ou seja, oferece recursos ausentes no Parallels. Atualmente, o Windows 365 Cloud PC é voltado para empresas ao invés de usuários individuais.

Alguns usuários de Mac se opõem à ideia de executar o Windows em seus dispositivos. Mas a bênção da Microsoft para rodar seu sistema em Macs será útil para quem quiser (ou precisar) testar programas do Windows 11 ou usar aplicativos sem suporte nativo para Mac.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.