A Microsoft acaba de lançar o Reading Coach como um aplicativo independente, ampliando suas ferramentas para educadores no Microsoft Teams. Esse novo aplicativo será parte da suíte Reading Progress, desenvolvida para auxiliar estudantes na melhoria da alfabetização tanto na sala de aula quanto em casa.

Utilizando inteligência artificial, a ferramenta fornecerá feedback personalizado aos usuários sobre como aprimorar suas habilidades de leitura, incluindo sugestões específicas para aperfeiçoar aspectos como pronúncia. O acesso será gratuito para todos os usuários que possuem uma conta Microsoft.

Leia mais:

Com o uso contínuo, a ferramenta de IA identificará palavras específicas que o leitor frequentemente pronuncia erroneamente ou não compreende durante as sessões de leitura. Para manter os alunos engajados, o programa também solicitará ao leitor que escolha comandos capazes de alterar a narrativa à medida que progridem na leitura.

publicidade

A Microsoft afirma que os professores poderão integrar o programa em salas de aula por meio de plataformas de aprendizado nos próximos meses. No entanto, o aplicativo está disponível para educadores este mês em versão de teste. Os professores terão a capacidade de acompanhar como os alunos se sentem em relação às tarefas usando a ferramenta Reflect dentro do programa.

Esse tipo de feedback pode ajudar um educador a determinar quais tarefas os alunos estão mais entusiasmados e quais lições podem não estar funcionando. Além do acompanhamento do desempenho dos alunos, as novas funcionalidades da suíte Teams for Education da Microsoft ajudarão os professores a gerar conteúdo para as aulas, como passagens e tarefas para os alunos.

Teams for Education

  • A Microsoft também introduziu novos recursos para o seu aplicativo Teams for Education, projetado para ajudar os educadores a personalizar conteúdo para plataformas de aprendizado digital.
  • A ferramenta Classwork utilizará IA para enfatizar mensagens específicas nas instruções de uma tarefa, de acordo com os objetivos particulares de um educador para aquela lição.
  • A ferramenta Assignments utilizará a IA para simplificar o processo de geração de rubricas.
  • As estruturas podem ser personalizadas por um professor com base no nível de ensino, escala de avaliação ou outros fatores.

O aplicativo Reading Coach está disponível em versão de teste (preview) na Microsoft Store. O app tem versões em diversas línguas, inclusive o português.