Cillian Murphy teve uma manhã e tanto: as indicações do Oscar foram reveladas nesta terça-feira (23) e o ator foi indicado como “Melhor Ator” por seu trabalho em “Oppenheimer“. Essa é a primeira participação do irlandês na premiação. Ainda, o filme foi o recordista de indicações deste ano com 13 menções, incluindo “Melhor Filme” e “Melhor Direção” (para Christopher Nolan).

Em entrevista à Variety logo após o anúncio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela premiação, Murphy revelou onde estava quando recebeu a notícia e quais suas expectativas para o evento. Além disso, o intérprete de J. Robert Oppenheimer falou sobre seu próximo filme e “Peaky Blinders”. Nolan também teve o que dizer sobre Cillian Murphy.

Leia mais:

Cillian Murphy indicado por “Oppenheimer”

Segundo Cillian Murphy, ele estava na cozinha da casa de seus pais, em Cork, na Irlanda, quando soube que fora indicado ao Oscar pela primeira vez.

publicidade

Ele contou à revista que tirou alguns dias de folga e estava com os pais e com a esposa assistindo às indicações. Quando seu nome foi chamado, ele estava tomando uma xícara de chá e comendo pão de ló feito pela mãe.

Murphy destacou que está orgulhoso de “Oppenheimer” (o filme concorre em outras 12 categorias e é o maior indicado deste ano) e de seus colegas de elenco.

Estou verdadeiramente honrado e meio emocionado. Mas, acima de tudo, orgulhoso do filme e orgulhoso por conseguir tanto. Superou todas as nossas expectativas, de qualquer um de nós que estamos envolvidos na produção deste filme. Recebo pessoas que vêm até mim na rua o tempo todo e dizem: ‘Assisti ao filme cinco vezes’. […] É louco. E, então, ser reconhecido pela Academia como fomos, é simplesmente alucinante.

Cillian Murphy, em entrevista à Variety

Murphy ainda foi questionado sobre o que acha que J. Robert Oppenheimer pensaria da repercussão do filme e da indicação. Ele respondeu que acredita que o físico ficaria feliz e “satisfeito” com forma com que o tema das armas nucleares foi abordado, salientando a importância do assunto.

Oppenheimer
(Imagem: Divulgação/Universal Pictures)

Expectativas para o Oscar

Murphy revelou que pretende levar a esposa e os filhos ao Oscar, que acontece em 10 de março em Los Angeles. Como o evento não tem jantar, ele brincou que levará um pouco de pão de ló da mãe na bolsa da esposa.

Ele também contou que recebeu conselhos de amigos que participaram da premiação no passado e afirmou que vai “de coração aberto” para aproveitar, porque é algo “que pode nunca mais acontecer”.

O ator ainda afirmou que, em outros eventos da temporada de premiação deste ano, conheceu atores de “Succession”, sua série favorita no momento.

Outros trabalhos de Cillian Murphy

Na entrevista, o ator também falou sobre seus próximos trabalhos.

Ele destacou que seu próximo filme, “Small Things Like These”, será o primeiro filme irlandês a estrear no Festival de Berlim e que é um projeto muito importante para ele. Murphy produziu e atua no longa, adaptado de um de seus livros favoritos.

Matt Damon é outro produtor creditado no filme e Cillian Murphy contou que propôs a ideia a ele durante as filmagens de “Oppenheimer”.

Já sobre “Peaky Blinders”, o ator contou que está orgulhoso da série, que considera “TV de alta qualidade”, e se o filme for tão especial quanto o programa, estará lá. Depois de seis temporadas, a série ganhará longa-metragem de encerramento.

Cena de Oppenheimer com Leslie Groves Jr., interpretado por Matt Damon
Matt Damos, que contracena com Murphy em “Oppenheimer”, é um dos produtores do próximo filme do ator (Imagem: Divulgação/Universal Pictures)

Christopher Nolan e “Oppenheimer” no Oscar

  • Em entrevista à Variety, Christopher Nolan elogiou Cillian Murphy, dizendo que foi emocionante ver como o ator entrou no personagem, “colocando o chapéu e o cigarro no canto da boca”;
  • Ele ainda comparou o processo de testes de cabelo e maquiagem de Murphy com os de Heath Ledger para entrar no papel de Coringa em “Batman: O Cavaleiro das Trevas”;
  • “Oppenheimer” foi indicado a 13 categorias no Oscar, incluindo “Melhor Filme”, modalidade máxima da premiação. Nolan foi indicado em “Melhor Direção”;
  • Já nas categorias de atuação, Murphy foi acompanhado de Emily Blunt como “Melhor Atriz Coadjuvante” e Robert Downey Jr. como “Melhor Ator Coadjuvante”;
  • “Oppenheimer” também foi indicado em categorias técnicas, como “Melhor Som”, “Melhor Roteiro Adaptado”, “Melhor Trilha Sonora”, “Melhor Design” de Produção e mais;
  • Murphy também foi indicado em outras premiações este ano, como o Globo de Ouro, o BATFA (considera o Oscar inglês) e o Screen Actors Guild (do sindicato dos atores). Ele venceu o Globo de Ouro – e as duas outras premiações ainda vão acontecer.