Bloquear alguém no Instagram é uma boa maneira de controlar suas interações na rede social – mas bloquear alguém que você conhece na vida real pode acabar sendo constrangedor. Afinal, em algum momento, a pessoa pode perceber que você a bloqueou.

Por isso, o recurso de restrição do Instagram pode ser uma das maneiras mais inteligentes para proteger os espaços dos usuários, alterando a maneira como determinadas contas podem interagir com você.

publicidade

Leia também:

Instagram: o que é restringir e como usar recurso

O mundo das redes sociais facilitou a interação com as pessoas de diferentes maneiras. E, embora essas interações sejam, em sua maioria, saudáveis, muitas vezes elas podem se tornar excessivas – ou até mesmo invasivas.

publicidade

Felizmente, o Instagram tem um recurso bacana que permite restringir alguém que esteja te incomodando. Enquanto as pessoas podem perceber facilmente quando você as bloqueia, restringir uma conta é muito mais discreto.

instagram
Imagem: Nopparat Khokthong/Shutterstock

O que é restringir?

Ao restringir uma conta no Instagram, você limita o acesso dessa pessoa ao seu perfil. Isso significa que ela não têm a mesma abertura para interagir com você, ajudando-o a evitar interações indesejadas – tudo sem alertar o outro usuário.

publicidade

Por exemplo, embora um alguém sem restrições possa comentar em qualquer coisa que você publicar, os comentários de usuários restritos não são visíveis para os outros. Ou seja, as únicas pessoas que podem ver os comentários são você e o usuário restrito que fez o comentário.

Além disso, quando você restringe uma conta do Instagram, ela também pode continuar a ver seus stories, como qualquer outra pessoa. No entanto, embora ainda possa reagir ou responder à publicação, ela não poderá ver se você está on-line ou se leu as mensagens que lhe enviou. Da mesma forma, as mensagens vão direto para a aba de solicitação de mensagens, e não na aba de mensagens diretas.

publicidade

Qual a diferença entre restringir e bloquear no Instagram?

Quando você bloqueia alguém, seu perfil do Instagram fica completamente oculto para essa pessoa – e ela não conseguirá encontrá-lo se procurar pelo seu perfil. Isso significa que a pessoa não terá acesso às suas publicações, stories e informações de perfil – a menos, é claro, que ela acesse seu perfil por meio de outro perfil que você não tenha bloqueado.

instagram
Imagem: wisely / Shutterstock.com

Outra diferença é que, como a pessoa bloqueada não tem acesso à sua conta, ela não poderá comentar em suas publicações nem enviar mensagens. Sendo assim, a restrição é mais sutil – pois a pessoa não perceberá nenhuma mudança na interação, mas você sim.

Como restringir no Instagram

A opção de restringir no Instagram está disponível para todos os usuários. Você pode fazer isso de duas maneiras diferentes, por meio das configurações da conta – onde é possível restringir um grupo de pessoas de uma só vez – ou diretamente do perfil delas, conforme mostramos abaixo:

Uma única pessoa

Tempo necessário: 3 minutos

Para restringir uma única conta de usuário usando o perfil, siga estas etapas:

  1. Vá até o perfil da pessoa que você deseja restringir;

  2. Toque no ícone de três pontinhos no canto superior direito para abrir o menu;

  3. Toque em “Restringir”.

    Como restringir uma pessoa no Instagram

Um grupo de pessoas

Para restringir um ou mais usuários pelas configurações da conta, siga estas etapas:

1. Vá para seu perfil e toque no ícone do menu, no canto superior direito e toque em “Configurações e privacidade”;

Como restringir um grupo de pessoas no Instagram - passo 1.
Como restringir um grupo de pessoas no Instagram – passo 1.


2. Na seção “Como outras pessoas podem interagir com você”, toque em “Restritas”;

Como restringir um grupo de pessoas no Instagram - passos 2 e 3.
Como restringir um grupo de pessoas no Instagram – passos 2 e 3.


3. Busque as contas que você deseja restringir e toque no botão “Restringir” ao lado do nome dos usuários. Para desfazer a ação, basta tocar em “remover restrição”.

Agora você sabe como restringir um perfil no Instagram caso precise utilizar o recurso!