Europa: Apple pode taxar downloads feitos fora de sua loja oficial

Prática da empresa visa desencorajar downloads fora da App Store, enquanto nova lei na Europa obriga que eles sejam permitidos
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 24/01/2024 14h09
apple
Imagem: Vytautas Kielaitis/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Apple vai precisar cumprir uma lei que permite que downloads sejam feitos fora da App Store, mas deve dificultar a vida de quem quiser seguir esse caminho. Segundo informações divulgadas pelo Wall Street Journal, a empresa quer adicionar taxas e criar restrições para downloads de softwares de terceiros que não saiam de sua loja oficial.

Para quem tem pressa:

  • Uma lei recente para prevenir práticas de anticompetitividade vai obrigar a Apple a permitir, pela primeira vez, que downloads sejam feitos fora de sua loja;
  • A lei inicialmente só vale na Europa, e as Big Techs precisam cumpri-lá a partir de março;
  • A Apple confirma que vai cumprir suas obrigações, mas deverá dificultar o processo com taxas e outros obstáculos para quem optar por downloads fora da App Store.

A notícia vem a público apenas alguns meses após a União Europeia aplicar a Lei dos Mercados Digitais (DMA). A norma visa facilitar que os consumidores de produtos digitais possam usar serviços de app sem precisar ter apenas uma loja para baixar e comprar os softwares.

Leia mais:

As big techs precisarão acatar o que diz a DMA até o começo de março. O que a Apple alega no momento é que, pela primeira vez, um usuário de iPhone poderá baixar um software fora da App Store. Ainda não sabemos, contudo, quais limitações ele terá para efetuar o download, e se o consumidor será de fato taxado por isso.

As informações partiram de pessoas familiarizadas com os planos da empresa, segundo o WSJ. A companhia ainda não anunciou seus planos e eles podem mudar, segundo explica a reportagem.

Enquanto a Apple alega que baixar softwares exclusivamente de sua loja oficial de apps mantém o iPhone protegido contra vírus, muitos críticos apontam que essa é uma prática anticompetitiva e injusta.

A Meta, empresa dona do Facebook e do Instagram, afirmou que planeja cumprir o que está na lei. A companhia ainda reforçou que apoia a ideia de seus usuários terem mais opções sobre como consumir seus serviços.

Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.