Os lançamentos de novos modelos de iPhone sempre movimentam multidões, independente do mercado. Mas agora, as vendas dos produtos atingiram mais uma marca importante. De acordo com um relatório da International Data Corporation (IDC), o carro chefe da Apple liderou as comercializações na China pela primeira vez em 2023.

Leia mais

publicidade

Resultado é considerado histórico

De acordo com o documento, a Apple se tornou a empresa líder de smartphones na China pela primeira vez, com participação de mercado recorde de 17,3% em 2023. Para o IDC, isso foi resultado de promoções nos canais oficiais da Apple e de terceiros, que estimularam a demanda.

Segundo Arthur Guo, analista sênior de pesquisa de sistemas de clientes da IDC China, a escalada da Apple para o primeiro lugar em 2023, especialmente à luz da concorrência renovada da Huawei e do sentimento de gastos suaves, marca um tremendo sucesso para a Apple.

publicidade

O resultado impressiona justamente em razão do ressurgimento recente da Huawei, a partir do lançamento do Mate 60, como uma das principais concorrentes da Apple em território chinês.

Além de comemorado pela empresa fabricante do iPhone, o Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos também vê o cenário com bons olhos. Lembrando que a Casa Branca impõe uma série de sanções contra produtos ligados à tecnologia na China. Dessa forma, o fato da Apple superar um rival do próprio país asiático reforça a hegemonia do Ocidente no setor.

iphone 16
iPhone (Imagem: mokjc/Shutterstock)

Domínio da Apple na venda de smartphones

  • Uma outra pesquisa, dessa vez com dados do Counterpoint, aponta que a Apple superou a Samsung nas vendas globais de smartphones em 2023.
  • A última vez que a Samsung não liderou o ranking foi há cerca de 13 anos, quando a marca de celulares mais vendida era da Nokia.
  • As informações são do portal 9to5Mac.