Estes são alguns destaques da edição desta quinta-feira (25):

Seu Direito Digital: TSE discute IA nas eleições

O Tribunal Superior Eleitoral discutiu nesta semana a regulamentação do uso da inteligência artificial nas eleições — como, por exemplo, na propaganda eleitoral. Qual a importância dessa iniciativa?

publicidade

O que levar em conta para comprar um smartphone em 2024?

O ano novo chegou, o primeiro mês já foi praticamente engolido e, em janeiro, tivemos vários lançamentos de novos smartphones. O Natal acabou de passar e a Black Friday ainda está longe. Mas, existem muitas promoções pra você aproveitar ao longo do ano. Mas o que levar em conta para comprar um celular novo? Como saber o que é melhor para o seu perfil de uso? Para entender como fazer um bom investimento, recebemos o especialista em tecnologia digital Lucas Gilbert.

OpenAI proíbe “namoro” com o ChatGPT

Recentemente, a OpenAI lançou a GPT Store, uma plataforma onde os usuários podem comercializar suas inteligências artificiais. Para o terror da empresa, versões do ChatGPT para namoro começaram a aparecer na loja virtual. A organização é contra o relacionamento entre humanos e sua inteligência artificial e está tentando impedir os romances derrubando os bots.

publicidade

2024 terá Superluas?

Em 2023, nós tivemos quatro Superluas. Será que isso vai acontecer alguma vez em 2024? No ano passado, o primeiro episódio foi em julho, com a Superlua dos cervos. Depois, em agosto, tivemos duas: a do esturjão, no dia 1º, e a Azul, no dia 30. Por fim, em setembro, aconteceu a última Superlua do ano, chamada Lua da colheita.

Com a IA, será mais difícil identificar e-mails de golpistas

O Centro Nacional de Segurança Cibernética do Reino Unido (NCSC) emitiu um alerta sobre e-mails escritos por inteligência artificial (IA) promovendo golpes e fraudes, como reportou o The Guardian. De acordo com a agência de segurança, será cada vez mais difícil diferenciar e-mails legítimos de comunicações feitas por agentes mal-intencionados com o uso de IA.

publicidade

Interestelar: podemos desvendar a origem das estrelas!

Em breve, a ciência poderá estudar poeira cósmica! Uma missão da Nasa tem como objetivo capturar pequenos grãozinhos que viajam pela nossa galáxia. E um detalhe: eles são interestelares. 

O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!