A adoção de veículos elétricos não tem sido acompanhada pela infraestrutura de carregamento rápido em Nova York. Pelo menos, é o que dezenas de carros enfileirados em um posto de carregamento Supercharger, da Tesla, mostram.

Relatos de usuários no X (antigo Twitter) e a apuração do site InsideEVs, que esteve em uma das estações de carregamento da cidade em um dia comum, revelaram uma longa fila de EVs esperando para serem carregados. O tempo de espera superou uma hora.

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Infraestrutura para carros elétricos em Nova York

Na tarde do dia 17 de janeiro, o usuário do X @giorgi010 fez um pedido de socorro a Elon Musk, CEO da Tesla. Uma das imagens que acompanha a mensagem de “SOS” mostrava uma fila de modelos elétricos esperando para entrar em uma estação de carregamento Supercharger.

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A foto foi tirada em Brooklyn, em Nova York. O usuário escreveu que “10 mil pessoas compraram carros Tesla e agora é impossível recarregá-los”.

Um repórter do InsideEVs compareceu ao local e comprovou: dezenas de modelos estavam enfileirados esperando para entrar na estação, que fica no estacionamento de uma loja de móveis chamada Raymour and Flanigan, rodeado por um Starbucks, um centro veterinário e diversas oficinas.

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A estação contava com 12 carregadores Supercharger da Tesla e quatro barracadas da empresa EVgo, de carregamento rápido. A tela das quatro exibia a mensagem “fora de serviço”.

Situação não é nova

O excesso de carros em estações de carregamento não é exatamente novidade, uma vez que o desenvolvimento de infraestrutura tem sido mais lento do que a adoção aos veículos elétricos. No entanto, em Nova York isso acontece com uma frequência alarmante.

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Bezgod Hoja, um motorista da Uber que esperava na fila, revelou que dirige uma hora para chegar à estação de carregamento mais próxima e que espera mais uma hora para chegar sua vez e carregar a bateria até 80%.

Outra entrevistada, uma motorista de Uber chamada Ellie Simpson, dona de um Tesla Model Y Performance, afirmou que perde uma hora e meia para recarregar o carro e, no tempo que está na fila, não está ganhando dinheiro para sustentar os três filhos. Ela lembrou que outras estações cobram taxas de estacionam ou pré-autorizações de US$ 40 – algo inviável para desembolsar ao início do dia.

Três carros da Tesla sendo carregados
(Crédito: Tesla/Divulgação)

Incentivos de Nova York a elétricos

Os entrevistados mencionaram iniciativas de Nova York para incentivar a adoção de elétricos – e revelaram sua insatisfação com a falta de infraestrutura para dar conta. Veja algumas das ações:

  • No ano passado, a cidade impôs que veículos alugados para serviços deveriam ser elétricos. O objetivo era aumentar a frota limpa e reduzir a dependência.
  • O problema é que os motoristas aderiram à ideia, com a cidade liberando mais de 4.700 licenças para proprietários e empresas de transporte compartilhado dirigirem elétricos.
  • Além disso, ofereceu incentivos federais para a compra, registro de placas e seguradoras.
  • A infraestrutura de carregamento passou a não suportar a nova demanda.
GM anuncia rede de carregamento rápido para veículos elétricos que vai cobrir os EUA de costa a costa
Imagem: Phonlamai Photo/Shutterstock

Hoja contou que a estação Supercharger da Tesla foi instalada em março de 2023, mas só começou a funcionar no final do ano. Ele ainda disse que isso aconteceu porque o licenciamento das unidades por Nova York demorou.

Já Simpson revelou que planeja enviar uma carta a Uber, relatando que os incentivos oferecidos para dirigir um elétrico não compensar o tempo de carregamento perdido.

Tesla e Uber

As montadoras e empresas de serviços parecem estar cientes da situação. Na semana passada, a Uber revelou ao site Axios que se juntou a Tesla para compartilhar dados sobre rotas populares dos elétricos, que ajudariam a decidir onde instalar estações de carregamento.

Andrew Macdonald, vice-presidente sênior de mobilidade e operações de negócios no Uber, ainda afirmou que o “acesso ao carregamento conveniente” é uma das barreiras que impedem a adoção dos elétricos.

Já para um motorista de um Model Y que estava na estação em Brooklyn, a culpa não é da Tesla, mas da cidade e do estado de Nova York que não estão acelerando o desenvolvimento de infraestrutura.