Várias empresas já anunciaram a adoção do Padrão de Carregamento Norte-Americano (NACS) da Tesla em seus veículos elétricos. Mas agora, a montadora de Elon Musk confirmou uma data para o início do uso da rede Supercharger por carros da General Motors (GM) e da Ford.

Leia mais

Segundo a Tesla, proprietários de carros da GM e da Ford poderão começar a recarregar seus veículos elétricos na rede Supercharger a partir de fevereiro de 2024. Se confirmado, essas serão as duas primeiras empresas a utilizar o serviço.

Para isso, será necessário o desenvolvimento de um adaptador para esses veículos conseguirem acesso às estações de recarga.

publicidade

Nossas primeiras montadoras, Ford e GM, começam em fevereiro de 2024. Uma vez que eles tenham a porta de carga (provavelmente significa adaptador) e software para interagir com nossas estações de carregamento, eles estarão realmente abertos para esses veículos.

Jenny Pretare, gerente de design de infraestrutura de carregamento da Tesla

Já a partir de 2025, a Tesla projeta desenvolver um sistema para integração direta de novos veículos com a rede Supercharger. As informações são da Electrek.

Rede Supercharger da Tesla (Imagem: Jonathan Weiss/Shutterstock)

Padronização do sistema de recarga

  • A adoção do Padrão de Carregamento Norte-Americano segue uma tendência crescente na indústria automobilística.
  • Grandes fabricantes como Volvo, Polestar, MercedesHondaBMW, Volkswagen e Lucid também já confirmaram que irão usar a rede da Tesla nos próximos anos.
  • Isso significa que a frota de veículos que usarão este sistema continua aumentando, o que vai facilitar o carregamento dos elétricos e aumentar o interesse de novos compradores, uma vez que a questão da recarga dos veículos é justamente uma das maiores preocupações de quem ainda usa os carros com motor a combustão.
  • Além disso, empresas de infraestrutura de carregamento, como a ChargePoint e a Electrify America, estão se adaptando ao NACS para oferecer conectores nas estações até 2025.
  • Atualmente, a rede Supercharger da Tesla possui mais de 15 mil estações em toda a América do Norte.