Imagem conceitual da busca por vida fora da Terra representada por uma imensa “lupa cósmica”, elaborada com Inteligência Artificial. Crédito: Flavia Correia via DALL-E/Olhar Digital
Há cerca de 20 dias, o Olhar Digital noticiou que uma equipe de cientistas afirma que a busca por vida fora da Terra está errada. Esse time defende que o caminho a ser seguido é procurar pela ausência, e não a presença, de determinado elemento químico.
Vamos entender:
Esse é apenas um dos muitos estudos focados na procura por vida extraterrestre. Existem centenas ou milhares de outros no mundo todo com o propósito de descobrir se estamos ou não sozinhos no Universo.
Além da identificação da presença – ou, talvez, “ausência” – de elementos químicos cruciais, como a ciência busca as evidências de vida em planetas e luas do Sistema Solar e também em exoplanetas distantes? E mais: será que a humanidade vai colonizar outros mundos no futuro?
Ficou curioso? Então, não perca o Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (26), que vai tratar justamente sobre esse intrigante (e fascinante) tema. E a convidada desta noite é Annanda Paula de Assis (ou simplesmente Nanda), uma jovem entusiasta da astronomia que divulga a ciência nas redes sociais e em seu blog Uma Dose de Astronomia.
Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – BRAMON e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter (X), LinkedIn e TikTok, além do canal por assinatura Markket (611-Vivo, 56 -Sky e 692-ClaroTV).
Esta post foi modificado pela última vez em 26 de janeiro de 2024 09:10