Fotógrafo registra raríssimo “flash verde” vindo de Vênus; veja

O clarão durou cerca de um segundo e foi avistado vindo de Vênus em imagens tiradas por um fotógrafo em Estocolmo, na Suécia
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 26/01/2024 14h58
vênus
Imagem: Artsiom P / Shutterstock.com
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um fenômeno bastante raro foi avistado em imagens tiradas por um fotógrafo em Estocolmo, na Suécia. Peter Rosén capturou o momento em que uma luz verde apareceu vindo de Vênus. O clarão durou cerca de um segundo.

Leia mais

Flash verde vindo de Vênus

  • A foto foi tirada na madrugada de 8 de janeiro deste ano.
  • Flashes verdes semelhantes são ocasionalmente vistos vindo do Sol quando a enorme estrela aparece acima de um horizonte oceânico.
  • O fenômeno é causado pela luz dos objetos celestes sendo refratada, ou separada, à medida que passa pela atmosfera do nosso planeta.
  • A luz visível é composta por diferentes comprimentos de onda, que coletivamente dão aos raios a sua cor habitual.
  • Mas quando a luz do Sol brilha através da atmosfera da Terra, os comprimentos de onda individuais são parcialmente refratados por moléculas de gás.
  • As informações são da Live Science.

Veja abaixo a imagem:

Momento em que fotógrafo capturou flash verde vindo de Vênus (Imagem: Peter Rosén)

O que explica o fenômeno?

Com as condições certas, como céu claro, a luz do sol e planetas próximos podem se separar completamente, especialmente quando estão posicionados perto do horizonte, porque a luz precisa viajar por mais da atmosfera para chegar ao observador.

Quando isso acontece, comprimentos de onda mais curtos de luz, como azuis e violetas, são mais espalhados, enquanto comprimentos de onda mais longos, como vermelhos, laranjas e amarelos, são mais prontamente absorvidos por moléculas na atmosfera. Como resultado, comprimentos de onda verdes de comprimento médio às vezes são as únicas cores que atingem um observador.

No entanto, para isso acontecer é preciso que o ângulo seja exatamente o que foi observado pelo fotógrafo. Nas imagens, o verde é a cor mais proeminente que pisca de Vênus, mas também é possível ver as cores amarela, laranja, vermelha e azul.

Além de Vênus, flashes verdes semelhantes também já foram capturados em imagens de Mercúrio e da Lua. Ao contrário dos registros feitos ao redor do Sol, que aparecem com mais frequência no céu claro acima do oceano, esses fenômenos são mais comumente avistados em temperaturas mais frias.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.