A Samsung decidiu que a nova linha Galaxy S24 lançada na China terá uma mudança em relação aos modelos disponíveis nos mercados ocidentais. Em território chinês, os novos smartphones contarão com tecnologia do Baidu para alimentar os recursos de inteligência artificial.

Leia mais

publicidade

Uso do Ernie na China

  • Enquanto isso, o Google Gemini é a inteligência artificial utilizada nos Galaxy S24 do Ocidente.
  • Apesar da mudança, a lista de recursos de tradução, resumo e formatação de texto de IA na versão chinesa do Galaxy S24 será muito parecida com os modelos dos Estados Unidos, por exemplo.
  • Há também tradução de chamadas em tempo real e os telefones estão até recebendo uma versão do recurso Circle to Search do Google.
  • Mas segundo a Samsung, a nova linha agora está “apresentando a compreensão e as capacidades de geração de Ernie”, o chatbot do Baidu lançado em agosto do ano passado.
  • As informações são da The Verge.
samsung s24
Linha Galaxy S24 (Imagem: divulgação/Samsung)

O que está por trás da decisão da Samsung?

A troca provavelmente é resultado da presença limitada do Google na China. Embora os dispositivos Android sejam amplamente vendidos no país, eles são enviados sem os aplicativos e serviços do Google que são uma parte intrínseca do sistema operacional em outros lugares.

De acordo com fontes chinesas, o Baidu teve que obter a aprovação do governo da China antes de lançar o Ernie.

publicidade

O domínio da Samsung na China diminuiu consideravelmente na última década. Um relatório recente da IDC mostra que a empresa não ficou nem entre as cinco principais do mercado chinês em 2023.

Há dez anos, no entanto, ela era a maior fabricante de smartphones do país, com uma participação de mercado de cerca de 20%. Esse número caiu para apenas 1% em 2018 e nunca mais subiu. Dessa forma, parcerias com empresas locais, caso do Baidu, têm como objetivo tentar recuperar pelo menos parte do mercado chinês.