Nos últimos anos, o cinema tem recorrido aos quadrinhos como fonte original para a criação de roteiros em diversas produções. Os mais comuns têm sido os filmes de super-heróis, que se tornaram um fenômeno comercial e de popularidade. Vários personagens das HQs da Marvel e DC, por exemplo, ganharam versões cinematográficas. 

No entanto, existem outras adaptações que vão além dos super-heróis; e talvez você nem saiba que esses filmes são baseados em HQs. Nesse contexto, listamos 5 filmes dos quais você pode não ter conhecimento de que foram adaptados das histórias em quadrinhos.

publicidade

Estrada Para Perdição (2002)

Road to Perdition (2002) / Crédito: 20th Century Fox (divulgação)

Talvez poucos saibam que o filme de gangster dramático “Estrada Para Perdição” se baseia em uma graphic novel homônima escrita por Max Allan Collins e ilustrada por Richard Piers Rayner. Dirigido por Sam Mendes, o longa é estrelado por Tom Hanks, Paul Newman, Jude Law e Daniel Craig.

Ambientado na Grande Depressão Americana, a trama segue o assassino de aluguel da máfia Michael Sullivan (Hanks) e seu filho de 12 anos (Tyler Hoechlin). Após o garoto testemunhar um assassinato, o chefão do crime (Newman) ordena a morte da família de Sullivan. Agora pai e filho fogem e buscam vingança pela morte dos outros membros da família.

publicidade

Onde assistir: disponível para assinantes do Star+.

The Killer (2023)

The Killer (2023) / Crédito: Netflix (divulgação)

Um dos principais lançamentos da Netflix em 2023, “The Killer”, também é beseia em uma HQ. O filme de David Fincher é uma adaptação da série de graphic novel francesa de mesmo nome, escrita por Alexis “Matz” Nolent e ilustrada por Luc Jacamon. 

publicidade

Estrelado por Michael Fassbender, o filme segue um assassino profissional metódico que, após um acidente, confronta seus empregadores em uma caçada internacional.

Onde assistir: disponível para assinantes da Netflix.

publicidade

Marcas da Violência (2005)

A History of Violence (2005) / Crédito: Warner Bros. Pictures (divulgação)

Filme do cultuado cineasta David Cronenberg se baseia em uma graphic novel escrita por John Wagner e ilustrada por Vince Locke. O suspense é estrelado por Viggo Mortensen, Maria Bello, Ed Harris e William Hurt. 

A trama segue o dono de uma lanchonete (Mortensen) em uma pequena cidade que acaba se tornando um herói local ao impedir dois criminosos de realizarem um assalto, utilizando suas impressionantes habilidades. No entanto, ao ganhar a atenção da mídia, fatos do seu passado violento vem à tona, e ele deverá enfrentá-los para proteger sua família.

Onde assistir: disponível para assinantes do HBO Max.

Azul é a Cor Mais Quente (2013)

La Vie d’Adèle – Chapitres 1 et 2 (2013) / Crédito: Wild Bunch (divulgação)

Baseado na graphic novel francesa de Julie Maroh, este filme controverso recebeu aclamação da crítica especializada e ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes em 2013. O drama francês conta com a direção de Abdellatif Kechiche, e elenco com nomes como Léa Seydoux e Adèle Exarchopoulos. 

O filme acompanha o desenvolvimento da vida, autodescoberta e sexualidade da jovem Adèle (Exarchopoulos) ao longo dos anos. O destaque é seu relacionamento com uma artista mais velha (Seydoux).

Onde assistir: disponível para alugar no Apple TV e Google Play Movies. Disponível para comprar no Apple TV.

Oldboy (2003)

Oldboy (2003) / Crédito: CJ Entertainment, Show East (divulgação)

O aclamado e premiado filme sul-coreano “Oldboy” é na verdade, baseado no mangá japonês homônimo de Garon Tsuchiya e Nobuaki Minegishi. O longa-metragem conta com a direção de Park Chan-wook e ganhou um remake hollywoodiano em 2013, dirigido por Spike Lee.

Na história, um homem (Choi Min-sik) é sequestrado e mantido em cativeiro, isolado do mundo exterior e sem receber nenhuma explicação durante 15 anos. Quando finalmente é libertado, embarca em uma jornada para descobrir quem o prendeu e por quê.

Infelizmente, o título não disponível nos streamings.