O boom da inteligência artificial alavancou os resultados de empresas de tecnologia. Um dos melhores exemplos é o da Nvidia. A companhia atingiu recentemente mais de US$ 1 trilhão (quase R$ 5 trilhões) em valor de mercado. E estimativas apontam que a empresa já detém entre 70% e 90% do mercado global de chips de IA.

Leia mais

publicidade

O sucesso da Nvidia vem de tempos. A empresa investe em soluções de inteligência artificial há mais de 10 anos. Hoje, praticamente toda a infraestrutura instalada dela é considerada top de linha, garantindo à companhia a liderança do mercado.

Apesar dos resultados impressionantes, analistas apontam que a Nvidia pode crescer muito mais no futuro. Isso porque as tecnologias de IA ainda têm um grande potencial de crescimento para os próximos anos, ganhando cada vez mais espaço em setores vitais da sociedade.

publicidade

A empresa também está se posicionando bem no mercado a partir do desenvolvimento de produtos mais baratos e otimizados para viabilizar a adoção mais breve da inteligência artificial. Isso permite que a atual diferença em relação aos concorrentes se mantenha estável (ou até aumente). As informações são do Yahoo!.

Ilustração digital de GPU da Nvidia
Empresa detém entre 70% e 90% do mercado global de chips de IA (Imagem: divulgação/Nvidia)

“Guerra dos Chips”: desafio para Nvidia

  • Após o endurecimento das restrições impostas pelo governo dos Estados Unidos, a Nvidia foi obrigada a redesenhar seus chips de inteligência artificial de alto desempenho para atender às novas regras de exportação para a China.
  • Apesar de lançar novos modelos no mercado, a companhia viu uma queda no interesse por seus produtos em território chinês.
  • Isso aconteceu porque empresas como Alibaba e Tencent decidiram reduzir as encomendas, optando por chips fabricados localmente, como os da Huawei.
  • O cenário gera incertezas quanto à capacidade da Nvidia de continuar fornecendo chips ao mercado chinês devido às sanções anunciadas pelos EUA.
  • A empresa tem bilhões de dólares em encomendas não cumpridas e a China contribui com cerca de um quinto da receita da empresa.
  • Além disso, a Huawei, reconhecida como uma forte concorrente da Nvidia na China, está ganhando terreno.
  • No longo prazo, as restrições aplicadas pela Casa Branca podem levar as empresas chinesas a desenvolver suas próprias tecnologias de IA, reduzindo a dependência dos chips da Nvidia.
  • Especialistas do setor preveem que isso transformará significativamente o mercado de chips de inteligência artificial na China.