O Gmail é atualmente um dos endereços de e-mail mais populares do mundo. Por isso, é natural que uma plataforma de tal envergadura crie mecanismos para deixar seu serviço cada vez mais seguro e confiável. Com esse objetivo, a Google criou em 2023 o “modo confidencial”.

O recurso permite o envio de mensagens de e-mail que se “autodestroem” após um período estipulado pelo remetente. Saiba a seguir como você pode ativá-lo.

Leia mais:

Como usar o modo confidencial do Gmail

No aplicativo

Tempo necessário: 2 minutos.

  1. Abra o aplicativo do Gmail

    Primeiramente, toque em “Escrever”. Depois, no canto superior da tela de mensagem, clique no três pontos pequenos. Imagem para ilustrar tutorial sobre o Gmail

  2. Escolha um destinatário

    Logo após, selecione a opção “Modo confidencial”. Por fim, na janela seguinte, marque um tempo de duração para a mensagem e o tipo de senha necessária para abri-la.Imagem para ilustrar tutorial sobre o Gmail

No navegador

1. Acesse a sua conta de Gmail

publicidade

Em primeiro lugar, no canto superior da plataforma, clique no botão “Escrever”.

Imagem para ilustrar tutorial sobre o Gmail

2. Confira o conteúdo do texto

Depois, com a janela de “Nova mensagem” aberta, clique no pequeno ícone com formato de cadeado.

3. Verifique a confidencialidade

Finalmente, escolha a data de expedição da mensagem de e-mail e selecione o tipo de senha necessária para abri-la.

Saiba mais sobre o Gmail

O Gmail teve um breve e intenso período de gestação que começou em 2001. Na época, engenheiros do Google, encabeçados pelo programador norte-americano Paul Buchheit, decidiram desenvolver um novo serviço de endereço eletrônico para uso interno que sanasse o que consideravam deficiências de outras plataformas semelhantes na época, como o Yahoo! Mail e o Hotmail.

Para Buchheit, essas empresas apresentavam interfaces confusas e lentas em seus e-mails, e ofereciam pouco espaço para armazenamento de mensagens, assim como usavam linguagens de programação que ele considerava defasadas.

Além de procurar solucionar essas questões, os engenheiros do Google planejaram incorporar no Gmail um mecanismo de buscas integrado que ajudasse usuários da plataforma a encontrar mensagens antigas. O endereço eletrônico foi finalmente lançado em 2004.

*Com informações do TechReport.