Aplicativo vai usar IA para avaliar bares e restaurantes

Recurso, que já está disponível no iOS, cria avaliação única através de comentários de usuários
Por Thiago Morais, editado por Bruno Capozzi 30/01/2024 12h43
aplicativo Yelp 2024
Imagem: Yelp/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O aplicativo Yelp, famoso no exterior por suas utilidades e dicas, acaba de lançar uma nova funcionalidade para analisar comentários de usuários em estabelecimentos, como restaurantes, mercados e casas noturnas, e criar uma avaliação única através de inteligência artificial. O novo recurso já está disponível para usuários do sistema iOS e, ainda em 2024, chegará para Android e Desktop. O grande objetivo da nova funcionalidade é facilitar e agilizar a tomada de decisão dos usuários.

O novo recurso usa a IA para analisar todos os feedbacks disponíveis na plataforma e chegar a um senso comum para uma avaliação curta e única. Essa avaliação é focada no motivo da empresa ser conhecida.

Ou seja, pode falar de um prato específico de um local, dos preços praticados e das comodidades disponíveis. O exemplo usado pela própria Yelp, conforme mostrado na imagem no início deste artigo, descreve um restaurante como uma “lanchonete retrô conhecida por seus cheeseburgers clássicos e preços acessíveis”.

aplicativo yelp
Imagem: Yelp/Divulgação

Leia mais:

Além da nova funcionalidade, o Yelp, que completa 20 anos de existência em 2024, anunciou outras 19 atualizações na plataforma. Entre elas, novos recursos visuais, um feed aprimorado que usa IA para exibir mais conteúdo e fotos relacionadas a empresas já na página inicial e novos filtros de pesquisa.

Todas essas funcionalidades são focadas em ajudar o usuário a “escolher o melhor local para suas necessidades de momento”, segundo a empresa. O novo rumo da Yelp vai de encontro com o que a Amazon, por exemplo, já faz. Porém, com a diferença de não mostrar prós e contras e, sim, um senso comum a respeito do estabelecimento.

Colaboração para o Olhar Digital

Thiago Morais é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com atuação focada em TV e rádio no início da carreira, já atuou em portais como editor de conteúdo e analista de marketing digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.