A Alphabet, controladora do Google, anunciou nesta terça-feira (30) os resultados fiscais do último trimestre de 2023. A surpresa foi a receita de publicidade, que ficou abaixo das expectativas de Wall Street.

Resultados da Alphabet no quarto trimestre

  • A empresa registrou receita publicitária de US$ 65,52 bilhões no quarto trimestre, em comparação com US$ 59,04 bilhões de um ano antes e tem enfrentado forte concorrência de outras plataformas, como Facebook, Instagram, TikTok e Amazon.
  • Os analistas esperavam em média US$ 66,06 bilhões.
  • A receita trimestral, por sua vez, foi de US$ 86,31 bilhões, acima das estimativas de US$ 85,33 bilhões — um salto de 13% em relação aos US$ 76 bilhões do quarto trimestre de 2022.
  • O lucro líquido (resultado após subtrair despesas e impostos) foi de US$ 20,7 bilhões, contra US$ 13,62 bilhões do ano anterior).

Leia mais:

publicidade

Encerramos 2023 com resultados financeiros muito fortes no quarto trimestre, com receitas consolidadas de US$ 86 bilhões, um aumento de 13% ano após ano. Continuamos comprometidos com o nosso trabalho para reestruturar de forma duradoura a nossa base de custos à medida que investimos para apoiar as nossas oportunidades de crescimento.

Ruth Porat, diretora de investimentos da Alphabet

Para efeito de comparação, a Alphabet registrou US$ 77 bilhões em receita e US$ 19,69 bilhões em lucro líquido no trimestre anterior. O anúncio fez com que as ações da big tech caíssem 4% nas negociações prolongadas (Via: Reuters).

No quarto trimestre de 2023, a receita de anúncios do YouTube, por sua vez, foi de US$ 9,2 bilhões (contra US$ 7,96 bilhões do ano anterior), enquanto o Cloud (a nuvem do Google) registrou US$ 9,19 bilhões (em comparação com US$ 7,32 bilhões).

publicidade

O segmento de “Assinaturas, plataformas e dispositivos do Google”, que inclui hardware, Play Store e outras receitas não publicitárias do YouTube, registrou US$ 10,79 bilhões, em comparação com US$ 8,79 bilhões no mesmo trimestre do ano passado.