Samsung: lucro despenca em 2023, mas empresa vê luz no fim do túnel

No ano passado, o lucro operacional da Samsung ficou em 5 bilhões de dólares, número quase sete vezes menor do que o registrado em 2022
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 31/01/2024 15h48
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(Imagem: Sybillla/Shutterstock)
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A Samsung registrou uma queda significativa nos lucros operacionais no último trimestre de 2023. Além disso, o total de vendas da empresa caiu pelo segundo ano consecutivo. Apesar dos resultados negativos, a companhia aposta em dias melhores no futuro próximo.

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Resultados da Samsung

  • Os resultados financeiros do último trimestre do ano passado foram divulgados nesta quarta-feira pela Samsung.
  • Em 2023, a receita consolidada da empresa foi de cerca de 194 bilhões de dólares, quase R$ 960 bilhões.
  • Já o lucro operacional ficou em aproximadamente 5 bilhões de dólares, cerca de R$ 25 bilhões.
  • O número é quase sete vezes menor do que o registrado em 2022, quando a companhia lucrou 32 bilhões de dólares (R$ 15 bilhões).
  • Além disso, o total de vendas em 2023 foi 14% menor em comparação com o ano anterior, segunda queda consecutiva.
  • Apesar disso, a sul-coreana viu os preços das memórias aumentar no último trimestre.
  • A divisão de displays premium também aumentou as vendas.
  • As informações são da Reuters.
Samsung divulgou os resultados do último trimestre de 2023 (Imagem: JHVEPhoto/Shutterstock)

Otimismo para 2024

Para 2024, a Samsung projeta um aumento gradual na demanda por chips. Ao mesmo tempo, a empresa pretende manter o desenvolvimento de plataformas de 2 nanômetros para eletrônicos.

Em 2024, o negócio de memória espera que o mercado continue a se recuperar, apesar de vários obstáculos potenciais, incluindo políticas de taxas de juros e questões geopolíticas.

Samsung, em comunicado

A empresa disse que seu negócio de memória se concentrará em chips de ponta, incluindo memória de alta largura de banda (HBM) e produtos de servidor usados para inteligência artificial generativa.

Já a parte de telas deve focar em mercados como o de smartphones e IT/automóveis. A companhia quer reduzir perdas causadas pela demanda fraca em painéis maiores, por meio da expansão da base de consumidores e do lançamento de novos monitores QD-OLED.

O lançamento recente do Galaxy S24, que chega ao mercado com novos recursos de IA, deve impulsionar os resultados do primeiro trimestre deste ano, representando melhores margens para a empresa.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.