A Samsung registrou uma queda significativa nos lucros operacionais no último trimestre de 2023. Além disso, o total de vendas da empresa caiu pelo segundo ano consecutivo. Apesar dos resultados negativos, a companhia aposta em dias melhores no futuro próximo.
Leia mais
- Galaxy S24: Samsung troca IA do Google por Baidu na China
- Samsung Galaxy S24 já está disponível em todo o mundo; veja preços
- Nem iPhone, nem Galaxy: veja o celular mais vendido da história
Resultados da Samsung
- Os resultados financeiros do último trimestre do ano passado foram divulgados nesta quarta-feira pela Samsung.
- Em 2023, a receita consolidada da empresa foi de cerca de 194 bilhões de dólares, quase R$ 960 bilhões.
- Já o lucro operacional ficou em aproximadamente 5 bilhões de dólares, cerca de R$ 25 bilhões.
- O número é quase sete vezes menor do que o registrado em 2022, quando a companhia lucrou 32 bilhões de dólares (R$ 15 bilhões).
- Além disso, o total de vendas em 2023 foi 14% menor em comparação com o ano anterior, segunda queda consecutiva.
- Apesar disso, a sul-coreana viu os preços das memórias aumentar no último trimestre.
- A divisão de displays premium também aumentou as vendas.
- As informações são da Reuters.
![](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2024/01/samsung_fachada-1-1024x682.jpg)
Otimismo para 2024
Para 2024, a Samsung projeta um aumento gradual na demanda por chips. Ao mesmo tempo, a empresa pretende manter o desenvolvimento de plataformas de 2 nanômetros para eletrônicos.
Em 2024, o negócio de memória espera que o mercado continue a se recuperar, apesar de vários obstáculos potenciais, incluindo políticas de taxas de juros e questões geopolíticas.
Samsung, em comunicado
A empresa disse que seu negócio de memória se concentrará em chips de ponta, incluindo memória de alta largura de banda (HBM) e produtos de servidor usados para inteligência artificial generativa.
Já a parte de telas deve focar em mercados como o de smartphones e IT/automóveis. A companhia quer reduzir perdas causadas pela demanda fraca em painéis maiores, por meio da expansão da base de consumidores e do lançamento de novos monitores QD-OLED.
O lançamento recente do Galaxy S24, que chega ao mercado com novos recursos de IA, deve impulsionar os resultados do primeiro trimestre deste ano, representando melhores margens para a empresa.