(Imagem: Electra/Divulgação)
Em meio aos eVTols, os famosos “carros voadores“, uma empresa resolveu se manter no tradicional dos aviões… mas nem tanto. A Electra está desenvolvendo um avião elétrico diferentão, que pode decolar e pousar em velocidades lentas, usando pistas minúsculas, e ainda assim transportar uma quantidade considerável de passageiros.
Leia mais:
O modelo pertence a uma categoria chamada STOL, que significa decolagem e pousos curtos. Por causa dessa característica, ele decola e pousa em velocidades lentas.
Saiba mais informações:
Ou seja, mesmo que ele não seja tão compacto quanto os carros voadores, ainda pode ser flexível para a mobilidade urbana. Veja o modelo aterrissando em um aeródromo:
O avião elétrico animou investidores e já angariou mais US$ 8 bilhões em pré-encomendas de 2 mil aeronaves, segundo o New Atlas. Como ele não se enquadra como um eVTol, o caminho para a autorização e regulação deve ser mais simples.
A Electra já testou um protótipo de dois lugares em novembro do ano passado (veja no vídeo abaixo) e está desenvolvendo um protótipo em tamanho real de nove lugares programado para voar em 2026. Ele ficará assim quando estiver pronto:
A previsão de certificação e início da operação comercial é em 2028.
Esta post foi modificado pela última vez em 31 de janeiro de 2024 19:02