De acordo com relatório encomendado pela Amazon Web Serviços, mais de um terço das empresas europeias adotaram inteligência artificial (IA) em 2023, acelerando sua meta de transformar a região até 2030 e ter a chamada Década Digital. Entenda abaixo! 

Para quem tem pressa: 

  • A Comissão Europeia apresentou em 2021 a sua visão para a Década Digital de 2030; 
  • A ideia é que, até lá, tenha conectividade 5G em todos os lugares, 75% das empresas da UE utilizem serviços em nuvem e 80% da população possua competências digitais básicas; 
  • Com o boom da A em 2023, essa meta ficou ainda mais próxima, revelou o documento; 
  • Em 2022, apenas um quarto das empresas da UE havia adotado a IA — o relatório da época revelou que, nesse ritmo, a UE corria o risco de ficar dez anos atrasada em seus objetivos da Década Digital; 
  • Segundo Tanuja Randery, Diretora Geral da AWS, à Reuters, “o ano passado foi crucial” para a “acessibilidade da IA generativa entre consumidores e empresas”. 

Leia mais! 

A adoção acelerada da IA no ano passado ajudou a colocar a Europa no caminho certo para cumprir os seus objetivos da Década Digital. 

Tanuja Randery, Diretora Geral da AWS, à Reuters. 

A pesquisa, encomendada pela AWS, mas realizada pela Strand Partners, considerou mais de 16 mil cidadãos e 14 mil empresas. Em números, a análise revelou que 38% das empresas já estão ao menos experimentando tecnologias baseadas em IA. 

publicidade

O relatório estimou ainda um impacto econômico positivo vindo da IA. Antes, a estimativa acreditava em uma movimentação de 2,8 biliões de euros na UE, agora, cálculos adicionaram 600 bilhões de euros ao cenário.